Naturalidade: Solânea – PB
Nascimento: 08 de março de 1996
Contato: (83) 99336-4046 / 98122-6036
E-mail: santosdaniel482@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/daniel.hrng
Instagram: https://www.instagram.com/danyyyelsants
Atividades artístico- culturais: Dançarino pop, contemporâneo e clássico. Também exerce atividades de professor de dança.
Daniel Ibiapina dos Santos tem se destacado como dançarino pelo seu pioneirismo e ousadia. O artista em suas apresentações demonstra que o corpo é uma forma de expressão dos seus sentimentos mais profundos e linguagem estética. Daniel quebra paradigmas, e luta dia a dia por espaços ainda não abertos dentro das artes cênicas, mais precisamente a dança.
Daniel Santos declara “o que me motivou a me tornar um artista foi a necessidade de sair dos padrões das sociedades, sempre me reinventando, para mostrar o melhor de mim e quebrar preconceitos que a sociedade tem”.
É o que Daniel vem fazendo nas suas apresentações, que variam entre o pop, o contemporâneo e o clássico. O artista tem se revelado num bailarino dotado de muito talento, com coreografias próprias e cheias de beleza, e uma excelente forma física. A música e o corpo do artista unem-se e formam um conjunto expressivo onde a arte brilha, e ilumina o palco. E a plateia reage com calorosos aplausos.
Daniel Santos faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em sua cidade natal, Solânea, Brejo Paraibano. Através dele tem se tornado possível os jovens do município aprenderem a dança, como forma de socialização, e reinserção social. Mas, o trabalho de Daniel não para por aí, ele também está envolvido com outros projetos, a exemplo de lutas marciais.
O artista faz parte da Companhia de Dança e Movimento de Solânea, ele trabalha como professor de ballet clássico, zumba e pop. Participa também de grupos de dança folclóricas e de raízes, entre outras atividades ligadas as artes.
Daniel Santos realiza apresentações solos, e a sua motivação para o trabalho é a musa do pop internacional, a cantora Beyoncé. Ao comentar sobre a sua força inspiradora, ele diz, “…toda minha inspiração vem dela, baseado em coreografias complexas e sempre buscando superar minhas limitações, e procurando levar um trabalho digno a altura de festivais de dança”.
Em seu currículo Daniel possui uma extensa participação em festivais de alcance estadual como o Festival Mundo de Artes Independentes na edição João Pessoa, e no Caminhos do Frio, no Brejo Paraibano. O artista diz que a vida de um dançarino não é fácil, mas não desiste e sonha em alcançar voos altos, e se transformar num artista reconhecido dentro e fora da Paraíba, um verdadeiro artista intemporal.
“…O que não consigo expressar com a voz… Expresso com meu corpo, Deus me deu esse talento e vou fazer juízo dele… Porque meu corpo não se limita a coisas fáceis…Minha mente e meu corpo pode ir mais além do que imagino, nasci pra desafios, enquanto mais difíceis melhor”. (Daniel Santos)
Fontes:
Entrevista/Inventário/ParaíbaCriativa/SanVilela/concedida/pelo/artista/DanielSantos/