Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Naturalidade: Campina Grande – PB
Nascimento: 26 de março de 1972
Atividade Profissional: pedagoga e política
Facebook: Daniella Ribeiro
Instagram: @daniellasenadora
Daniella Ribeiro é filha do ex-deputado federal pela Paraíba e do ex-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, e da empresária e ex-prefeita do município paraibano de Pilar, Virgínia Velloso Borges. É irmã do deputado federal Aguinaldo Ribeiro. Formou-se em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi professora universitária em Campina Grande e, atualmente, conclui mestrado em Administração Pública. É mãe de Lucas Ribeiro, vice-governador do estado da Paraíba, Marcella e Gabriel.
Pedagoga e política, filiada ao Partido Social Democrático (PSD), onde atualmente é senadora da República pelo Estado da Paraíba, tornou-se em 2020 a primeira mulher a presidir a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, a CCT, no Senado Federal. É tesoureira da União Interparlamentar (UIP) no Brasil. Em fevereiro de 2022, a senadora tornou-se membro da mesa diretora do Parlatino, o Parlamento Latino-americano, na qual assumiu a função de secretária de relações interinstitucionais, além de ser vice-presidente do grupo brasileiro no Parlatino.
Foi vereadora de Campina Grande e subsecretária de Cultura do Estado da Paraíba. Em 2010, foi eleita deputada estadual e reeleita nas eleições de 2014. Nas eleições de 2018, foi eleita senadora pela Paraíba, sendo a primeira mulher a representar o estado no Senado Federal. Foi presidente da Comissão de Direitos de Defesa da Mulher da Assembleia Legislativa da Paraíba e membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da mesma casa.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniella_Ribeiro
https://www25.senado.leg.br/web/senadores/senador/-/perfil/5998