Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Areia-PB
Atividade artístico-cultural: cantor e compositor
Participação em Bandas: Forró Trio Onça
Participação em Produções Audiovisuais: Os Ventos que Virão (2013)
Site Oficial: https://dedeflorencio.blogspot.com/
Instagram: @dedeflorencio
Facebook: Dedê Florêncio
YouTube: Dedé Florêncio Oficial
Cantor e compositor paraibano, radicado em São Paulo há décadas, nasceu no Sítio Lagoa do Jogo, no município de Areia. Com 15 anos começou a cantar forró no Trio Onça. Tocavam em toda região nas festas de casamento, batizados, aniversários e até nas feiras. No ano de 1989 participou de um show de calouros na cidade de Remígio, ganhou em 1° lugar. Entre suas influências musicais estão Jorge de Altinho, Nando Cordel, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, dentre outros. Já se apresentou em eventos com recorde de público, tais como: “Encontro de Uauá São Paulo”; “Encontro dos Baianos de Euclides da Cunha em São Paulo”; “Encontro dos Povoados de Uauá em São Paulo”, idealizado e organizado pelo compositor e cantor baiano Nininho de Uauá e do “Encontro do Paraibanos”, organizado pelos radialistas ManoVéio e ManoNovo, da rádio Nativa-FM.
Participou do filme do renomado diretor Hermano Penna, “Os Ventos que Virão”, que foi lançado nos cinemas no segundo semestre de 2013. No filme, Dedé Florêncio canta o famoso forró “Sebastiana”, de Jackson do Pandeiro. Detentor de uma história capacitada a ilustrar enredos televisivos, Dedé foi acolhido pelos efeitos dos esforços e da vocação, consagrando-se, pouco tempo depois, num dos mais aplaudidos profissionais da música. Hoje, com diversos CDs gravados, Dedé Florêncio, em face dos elogiados espaços conquistados pela fama.
Dedé Florêncio, entre outras coisas, disse ter mergulhado mais uma vez, na profundidade de suas origens, fortalecendo-se, como ser humano e, também, como metrificado compositor que retira das expressões do povo, argumentos maiores para ilustrar sua própria arte. Toda vez que retorna à sua terra natal, se engrandece, se fortalece e, se estrutura, pois, nela, ouve vozes do povo, mergulhando no gosto de todos e, também, se associa aos usos e costumes de todos os seus conterrâneos, disse ele, transmitindo lições de grandeza, numa valorização dignificada de todas suas posturas de vida.
Fontes:
https://www.palcomp3.com.br/dedeflorencio/
https://lookmedisco2009.blogspot.com/2013/07/cantor-dede-florencio-visita-solanea-e.html
https://dedeflorencio.blogspot.com/