Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 1958
Atividade artístico-cultural: Artista Visual (técnicas de escultura em fibra de vidro, pintura em acrílica sobre tela, óleo sobre telas, desenho e cerâmica)
Formação Acadêmica: Bacharelado em Comunicação Social – Jornalismo pela UFPB (1985), Especialização em Desenho de interiores e Ambientação pela ETFPB – Escola Técnica Federal da Paraíba (1997)
Publicações: Di Souza – 33 anos de Ofício (2011)
Exposições: ADA ART GALLERY – Barcelona Espanha; Casa da Fazenda do Morumbi – São Paulo/SP; Exposição “ARTE 2014” – São Paulo/SP; XXXVVVII SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS “WALDEMAR BELISÁRIO” – Ilhabela/SP; SALÃO DA “ADESG” – Rio de Janeiro/RJ; PRIMEIRO SALÃO VIRTUAL DA TV FAMA
Premiações: Medalha de Honra ao Mérito da EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS “AS CORES E VOZES DO BRASIL” da Universidade Federal da Paraíba (2013); Medalha de Prata no IX SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DA ADESG no Rio de Janeiro/RJ (2014)
Site Oficial: www.disouza.art.br
Facebook: https://www.facebook.com/disouzaartes/
Contato: disouzaartes@hotmail.com
Títulos e Homenagens: Membro efetivo da ACADEMIA BOITUVENSE DE LETRAS E ARTES DE BOITUVA – SP. Cadeira nº 9; Membro da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES – CONBLA
Nascido em João Pessoa em 1958, Di Souza é artista plástico que trabalha com as técnicas de escultura em fibra de vidro, pintura em acrílica sobre tela, óleo sobre telas, desenho e cerâmica. Entre seus hobbies prediletos estão poesia, tocar violão e canto, a música para ele é uma forma de relaxamento interior e de harmonia com o mundo exterior, já a pintura ele define como uma forma de expressão que traduz meus sentimentos em cores e formas e a escultura sendo uma forma de expressar e manifestar o universo exterior, através das formas palpáveis e visíveis dos seus sonhos. Di Souza teve seu primeiro contato com o universo das artes plásticas em 1973, por meio de cursos de Desenho, História da Arte e Pintura e pintura na COEX-UFPB, com os professores Arthur Cantalice e Roberto Lúcio. Em 1975 trabalhou com Alcides Ferreira como desenhista “arte finalista” de foto screen. Em 1987 estudou com Raul Córdula no Ateliê do NAC – Núcleo de Arte Contemporânea (João Pessoa – PB) e não parou mais, abandonando até o curso de Jornalismo para se dedicar totalmente às artes plásticas.
O talento e a originalidade de Di Souza podem ser contemplados nas mais de 3 mil obras produzidas durante sua carreira, que estão espalhadas por vários lugares do país e do mundo. Além das telas, o artista produz painéis, esculturas e desenhos. Seu trabalho traduz o abstracionismo e o simbolismo, combinando um jogo de cores dos mais equilibrados que um artista pode compor.
Em 2011 lançou seu livro “Di Souza – 33 anos de Ofício”, que reúne toda a experiência do autor, que trabalha com esculturas, telas, cerâmica e desenho. Tem capa dura e 300 páginas, com 800 imagens de suas obras desde o início da trajetória artística, que completa 33 anos. A edição é de luxo e foi lançada em três idiomas: português, inglês e espanhol e recebeu o apoio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Gráfica Moura Ramos e do Stúdio Gráfico Digital Tony Onofre. O livro traz ainda a primeira tela de Di Souza, intitulada “A Marinha que eu gosto” de 1977, em óleo sobre tela, que hoje se encontra no Rio de Janeiro, além de depoimentos de vários artistas e pessoas ligadas à cultura da Paraíba.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes: