O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 17/04/2023

Difusora Rádio Cajazeiras

Foi ao ar pela primeira vez em 5 de agosto de 1938, no sistema de alto-falantes instalados pela cidade de Cajazeiras, no alto sertão da Paraíba.
Data de publicação: abril 17, 2023

Localização: Rua Coronel Juvêncio Carneiro, 160 – And-1 – Centro, Cajazeiras – PB

Frequência Atual: 1070 Khz AM

Data de Fundação:  5 de agosto de 1938

Fundadores:  Antônio Dutra de Carvalho Reis e  Antônio Dutra Sobrinho

Contato: (83) 3531-4533

Foi ao ar pela primeira vez em 5 de agosto de 1938, no sistema de alto-falantes instalados pela cidade de Cajazeiras, no alto sertão da Paraíba. Foram quase 36 anos até que em 19 de março de 1964 fosse posta em prática a idéia de estender a Difusora para uma estação de rádio, para que mais pessoas pudessem escutar seu som e sem sair de casa, nascia assim a Difusora Rádio Cajazeiras (DRC). Um sistema de linhas físicas com alto-falantes instalados nas principais ruas, avenidas e praças, fixados em postes de iluminação pública e frentões de prédios, de propriedade da firma Carvalho, Dutra & Cia. Ltda., sendo sócios fundadores Antônio Dutra de Carvalho Reis, jovem empresário e intelectual, secretário do jornal Estado Novo, e de Antônio Dutra Sobrinho, casado com a cajazeirense Alzira Guimarães Jurema. Havia uma boa programação com músicas da época, anúncios comerciais, crônicas, pequenos noticiários e notas de falecimento.

Como emissora de rádio, a DRC teve sua primeira sede na Rua Epifânio Sobreira, n° 14, 1° andar. Posteriormente mudou-se para a Rua Coronel Juvêncio Carneiro, 160, 1° andar, permanecendo até os dias atuais. Os seus proprietários, que tinham com a meta de oferecer o melhor aos seus ouvintes e de atingir a maior distância possível, investiram na potência que passou por quatro fases: iniciou sua atividade com 250 Watts (1/4 KW), posteriormente passou para 1000 Watts (1KW), depois para 10.000 Watts (10 KW) e finalmente para 20.000 Watts (20KW).

A frequência também passou por mudanças: inicialmente operou em 1540 Khz e posteriormente em 1070 Khz, em Onda Média/AM, prevalecendo até hoje. Não sendo diferente com o prefixo que iniciou com o indicativo de chamada ZYJ-22 e posteriormente mudando para ZYI-673. Para a freqüência de 1070 Khz são usado dois transmissores (um principal e um reserva) e uma torre (antena) de 91 metros de altura, localizados no Bairro Vila Nova, na zona leste de Cajazeiras . Sua primeira torre (antena) era de 48 metros de altura para a freqüência de 1540 Khz.

Atualmente, a Difusora Rádio Cajazeiras pertence ao Grupo Cavalcanti Primo tendo o empresário José Cavalcanti da Silva como seu diretor-presidente. É chamada de “A Pioneira”, por ter sido a primeira emissora a entrar em operação na cidade de Cajazeiras, até então existindo emissoras apenas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos. Sendo uma das pioneiras do Sertão Paraibano, é uma das emissoras de maior audiência da região, principalmente nos turnos da manhã, tarde e noite. Sua programação atual se concentra em transmissões de música, notícias e esportes.

A rádio tem o slogan “Sintonizada em Você” e é transmitida via rádio online e também pela frequência 1070 AM em toda região de Cajazeiras. Conta com uma programação ao vivo, com o gênero Regional.

A Difusora Rádio Cajazeiras exibiu o jornalista Wilson Furtado, que foi eleito repórter constituinte da Associação de Imprensa do Distrito Federal e ganhou notoriedade por cobrir ao vivo direto de Brasília o início da Assembléia Constituinte, passando à frente de outras grandes emissoras do Sudeste e Sul.

Jonas do Nascimento

Fontes:

https://coisasdecajazeiras.com.br/almanaque/difusora-radio-cajazeiras-a-pioneira/

https://www.guiatelefone.com/cajazeiras-pb/radio-e-televisao/1216383/difusora-radio-cajazeiras

https://clubedoradiodaparaiba.blogspot.com/2010/04/historia-da-radio-difusora-cajazeiras.html