O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 15/03/2025

Dique de Cabedelo

Ponto turístico.
Data de publicação: março 15, 2025

 Pesquisa e texto: Samuel Cintra

Município: Cabedelo – PB

Endereço: R. Augusto Chericate, 255-493 – Vila São João, Cabedelo – PB, 58310-000

Localização: Litoral norte

Distância de João Pessoa: 43 km

Via de acesso: BR-230

O Dique de Cabedelo é um lugar imperdível para turistas e moradores da cidade. Localizado na cidade litorânea de Cabedelo, na Paraíba, é famoso por ser um ponto onde se pode observar o encontro das águas do rio Paraíba com o Oceano Atlântico, proporcionando uma experiência espetacular. A região da quebra do mar é conhecida como Praia do Dique, ou Praia de Santa Catarina, por ser próxima ao Forte de Santa Catarina do Cabedelo. Além disso, o pôr do sol é deslumbrante, ressaltando ainda mais a beleza natural do estado, tornando-se um dos cartões postais da Paraíba.

A quebra do mar foi denominada como “dique” por conta de um evento carnavalesco conhecido como “Carnaval do Dique”, que ocorreu na década de 1980. “Dique” é uma obra de represamento de água para manter algumas partes secas, mas a quebra do mar tem como objetivo proteger as áreas das ondas do mar. O grande objetivo de construir a quebra do mar foi proteger as instalações portuárias, evitando que fossem danificadas pelo avanço das marés.

O dique possui uma área de 400 metros de extensão e faz parte da infraestrutura portuária sob supervisão da Marinha do Brasil. O encontro deslumbrante do oceano com o rio cria um fenômeno chamado “Pororoca da Paraíba”. A praia é muito favorável para apreciar a vista e também para praticar o surfe. O ex-campeão Fábio Gouveia conhece bem as ondas da região.

Para chegar ao Dique de Cabedelo, há duas rotas principais: a primeira é pela praia do Miramar, por uma via asfaltada; a segunda rota é pela BR-230, passando pela lateral do Forte de Santa Catarina. Ambas as rotas são de fácil acesso e rápidas para chegar a essa maravilha natural.

Fontes: 

https://jornaldaparaiba.com.br/guia-qualaboa/dique-de-cabedelo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Quebra-mar_de_Cabedelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *