O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/10/2024

Dona Nevinha

Data de publicação: outubro 29, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: Itabaiana-PB                                                                

Atividade Artístico Cultural: Artista Ceramista                                                

Premiações: Prêmio Leonilla Almeida                                                  

Participação em Eventos: 5° Salão Internacional do Artesanato em Brasília

Facebook: https://www.facebook.com/nevinha.artesanato/                             

Instagram: @nevinhaartesanato1

Maria das Neves Paiva, mais conhecida como Dona Nevinha, é uma artista ceramista nascida em Itabaiana, município paraibano. Já participou do 5° Salão Internacional do Artesanato em Brasília, onde representou o estado da Paraíba em 2012, sendo também homenageada com a entrega do Prêmio Leonilla Almeida, honraria conferida anualmente pela Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraibano em 2013. As peças de cerâmica é uma tradição que resiste ao tempo nas mãos habilidosas de Dona Nevinha e seu marido Tôta.  Há anos, os dois se dedicam à produção das famosas panelas pretas e outros objetos utilitários de barro. Conhecidos na região por seu trabalho artesanal, eles mantêm viva uma técnica antiga de manuseio do barro, passada por gerações, que ainda encanta pela beleza, funcionalidade e sustentabilidade. Porém, a particularidade de Nevinha que faz muito sucesso são as panelas pretas. 

Diferente do que muitos pensam, as panelas não são pintadas ou tingidas com nenhum tipo de pigmento ou tinta. A cor preta é resultado exclusivo de uma técnica de queima do barro, descoberta por acidente e cuidadosamente preservada em segredo por Dona Nevinha ao longo dos anos. Esse processo natural e minucioso confere às peças uma tonalidade especial, tornando-as um verdadeiro tesouro artesanal e valorizadas na produção de cerâmicas da região. Nevinha tem uma visão bastante pessimista com relação ao futuro dessa tradição, pois acredita que em algum dia irá acabar, devido ao desinteresse dos jovens pela manutenção dessa arte, Dona Nevinha não apenas destaca o valor de suas panelas pretas de barro, mas também reflete a importância de preservar tradições culturais que carregam histórias e identidades. Em um mundo onde a produção industrial domina, o trabalho artesanal de Dona Nevinha se sobressai como um símbolo de resistência cultural e respeito pela natureza. Suas panelas, além de representarem um utensílio doméstico de alta qualidade, são a materialização de uma herança que ela se esforça em manter viva.

Nevinha  transforma o barro em peças utilitárias originais que, hoje, enfeitam salas da Alemanha, França, Inglaterra, Portugal e outros países da Europa.  Em  fevereiro de 2012, a TV Brasil exibiu uma edição do programa “Para Todos” gravado na Casa do Artista Popular, em João Pessoa, com cinco artesãos. Uma das entrevistadas foi Nevinha. Segundo ela, o restaurante Estrela do Mar, em Olinda (PE), usa somente as panelas pretas feitas em Itabaiana feitas no seu ateliê. Em parceria com o Sebrae e do  Programa do Artesanato Paraibano, uma iniciativa do governo do estado da Paraíba que possibilitou à Nevinha a oportunidade de exportar suas obras para o exterior. 

Fontes:

https://reporterjunino.com.br/2024/10/20/panelas-pretas-de-barro-o-tesouro-artesanal-de-dona-nevinha/

https://expressopb.net/2023/03/03/artesa-paraibana-exporta-producao-para-o-reino-unido/

https://fabiomozart.blogspot.com/2013/01/artesa-itabaianense-sera-homenageada.html

https://itabaianapbmemoria.blogspot.com/2012/11/nevinha-da-ceramica-representa-paraiba.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *