Naturalidade: Itabaiana – PB
Atividades artístico – culturais: Ator, diretor, produtor cultural e arte-educador social.
Formação: Gestão Ambiental – Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
Facebook: https://www.facebook.com/edgles.goncalves
O artista paraibano Edglês Gonçalves ou simplesmente Ed Gonchá, como é conhecido no meio artístico, iniciou nas artes cênicas na Companhia de Teatro Palco da Vida. Na Companhia teatral atuou como ator nas produções Paixão de Cristo (2005 a 2008) e fez parte do elenco do espetáculo “O Espelho”, autoria e direção de Geraldo Moraes.
Como integrante do Grupo de Experimental de Teatro de Itabaiana (GETI), participou do elenco de Cantiga de Ninar na Rua, A Peleja de Lampião com o Capeta, ambas de autoria e direção de Fábio Mozart. No Grupo de Teatro MOCA, ele participou da peça “Deus, Zeus, Sei lá!”, uma direção de Roberto Cartaxo, e também fez parte do elenco de Reflexo, com direção de Tony Silva.
Além de ator, Edglês Gonçalves é produtor cultural, e trabalha com editoração eletrônica/audiovisual e arte-educador social. Ele realiza oficinas de artes cênicas no município de São José dos Ramos. O artista já participou de inúmeros encontros e oficinas teatrais.
Edglês participou das XI, XII, XV, XVI edições da Mostra de Teatro e Dança do Estado da Paraíba. Também participou do Programa de Capacitação em Projetos Culturais do Ministério da Cultura, em parceria com Fundação Getúlio Vargas.
O ator produziu e fez parte de alguns projetos sociais no estado, entre os quais, O Projeto Uma Peleja Social no Vale do Paraíba, que consistiu na montagem do espetáculo “A Peleja de Lampião com o Capeta”, original de Fábio Mozart, a iniciativa teve como objetivo arrecadar alimentos para comunidades de cada cidade. Por trás dos palcos, o ator trabalhou na direção do espetáculo “Costurando uma Paixão”, de Ilton Pereira.
Como diretor montou os espetáculos “Brincando de Antigamente”, “A véia Maria”, “Costurando uma Paixão”, “A peleja de Lampião com o Capeta”, “ECA”, além de vários Stand Ups.
Foram premiados os espetáculos: Brincando de Antigamente, no Programa Irradiar (edição 2009), e Costurando uma Paixão, como espetáculo revelação, na Mostra Estadual de Teatro e Dança da Paraíba, realizada pela FUNESC, em 2010.
Ed Gonchá é o fundador do Grupo de Teatro Xudu, e coordenador da Casa de Cultura Zé Preto Aboiador, em São José dos Ramos. No município atuou como produtor e orientador do documentário “Som do Aboio” (2012), sob a direção de Adriano Roberto, “Mão” e no curta-metragem “Candeeiros”, em 2014.
O artista em parceria com o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar ministra oficinas de teatro com base na literatura de cordel para crianças da rede pública. O talentoso ator desenvolve sua arte ensinando às novas gerações a diversidade da cultura nordestina, levando mensagens sociais e educativas.
As peças onde atuou tiveram excelente repercussão, devendo-se muito ao seu trabalho como intérprete. É um dos melhores atores itabaianenes da nova geração. E atualmente integra o elenco do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, do Grupo de Teatro MOCA, e da Companhia Argornalta.
Fontes:
https://pccn.wordpress.com/2010/01/11/artistas-de-itabaiana-%E2%80%93-edgles-goncalves/
http://geraldommoraes.blogspot.com.br/2012/07/deus-zeus-sei-la.html
https://pccn.wordpress.com/2013/05/12/nomes-da-cultura-itabaianense/