Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Edição: 20
Unidade Proponente: CCEN – DEPARTAMENTO DE SISTEMÁTICA E ECOLOGIA / UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX 13/2024 – PROBEX 2024/2025)
Coordenador (a): Márcio Bernardino da Silva
Coordenador (a) Adjunto (a): Alexandre Macedo Pereira
O projeto Educação Popular busca consolidar uma escola de educação popular em uma ocupação de moradia no centro de João Pessoa, promovendo o aprendizado dentro de um contexto de luta social. Diante da crescente relevância da educação ambiental e da crise socioambiental global, o projeto oferece à comunidade a oportunidade de participar ativamente da construção de soluções para os problemas que enfrenta. A iniciativa permite uma interação entre universidade e movimentos sociais, conectando o conhecimento acadêmico às realidades locais e à necessidade de justiça social.
O objetivo principal é apoiar a continuidade e fortalecimento da escola popular que atende a Ocupação Terra Livre, onde cerca de 30 famílias residem há mais de três anos. A escola, em funcionamento há um ano e nove meses, realiza atividades pedagógicas para crianças e adultos com o apoio de voluntários. Entre os objetivos específicos do projeto, estão apoiar pedagogicamente as atividades da escola, promover a educação ambiental na comunidade e colaborar em necessidades estruturais, como mutirões e campanhas de doação.
A ação será realizada em reuniões quinzenais com lideranças comunitárias e voluntários para definir o cronograma e as atividades necessárias ao fortalecimento da escola. Reuniões semanais entre voluntários focarão nas questões pedagógicas, visando criar turmas de reforço escolar para crianças e adolescentes e cursos de alfabetização para adultos. Os conteúdos de educação ambiental serão desenvolvidos a partir das questões locais, como saneamento básico, lixo, poluição e preservação de vegetação nativa, e serão relacionados a temas ambientais globais.
O projeto será documentado e divulgado no Instagram (@escolaterralivre) e, posteriormente, por meio de um folder informativo para alcançar outros meios e ampliar a visibilidade das atividades realizadas. A avaliação da ação será contínua, com foco no aprendizado dos participantes e no engajamento dos voluntários, permitindo ajustes que garantam a efetividade e continuidade das ações educativas.
Fonte:
www.sigaa.ufpb.br