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Data de publicação do verbete: 02/12/2024

Educação Popular: Projeto Robô-Sumô

Projeto UFPB.
Data de publicação: dezembro 2, 2024

Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros

Edição: 2024

Unidade Proponente:  CI – DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO/ UFPB

Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX 13/2024 – PROBEX 2024/2025)

Coordenador (a): Ruy Alberto Pisani Altafim

Coordenador (a) Adjunto (a): Mardson Freitas de Amorim

O Projeto Robô-Sumô é uma iniciativa voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, oferecendo uma oportunidade prática e enriquecedora para o desenvolvimento de habilidades em programação, eletrônica e mecânica. Inspirado na modalidade de sumô robótico, o projeto incentiva os participantes a projetarem, construírem e programarem robôs autônomos capazes de competir em desafios estratégicos e emocionantes. Essa abordagem integra conceitos de engenharia, física e tecnologia, promovendo um aprendizado interdisciplinar e estimulando a curiosidade dos jovens pelo universo da robótica.

O principal objetivo do projeto é fomentar o aprendizado prático e teórico de conceitos relacionados à robótica, incentivando a inovação e a criatividade dos estudantes. Busca-se capacitar os participantes no uso de ferramentas de prototipagem, eletrônica e linguagens de programação, além de desenvolver habilidades fundamentais para o século XXI, como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. O Robô-Sumo também tem como meta preparar os alunos para futuros desafios acadêmicos e profissionais na área de tecnologia, oferecendo um ambiente dinâmico e divertido para a aplicação de conhecimentos.

A execução do projeto segue etapas bem definidas. Inicialmente, os alunos recebem uma introdução teórica sobre os componentes básicos do robô-sumô, incluindo chassi, motores, sensores e controladores, como Arduino ou Raspberry Pi. A montagem do robô envolve a aplicação prática desses conhecimentos, onde os participantes projetam e constroem seus próprios modelos, respeitando as regras das competições, como dimensões, peso e autonomia. A programação é um elemento central, utilizando linguagens como Python ou C++ para implementar algoritmos de controle e estratégias de combate. Os robôs são testados e ajustados ao longo do processo, promovendo um aprendizado iterativo. Por fim, os alunos participam de competições simuladas para aplicar suas estratégias e desenvolver habilidades de improvisação e tomada de decisão em tempo real.

Como resultado, espera-se que os participantes adquiram uma ampla gama de habilidades técnicas, como programação, eletrônica e mecânica, além de competências interpessoais, como colaboração e comunicação. O projeto visa também estimular a criatividade e a inovação, capacitando os estudantes a explorar soluções originais para problemas complexos. Além disso, os alunos terão a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos de física e matemática em contextos reais, enriquecendo sua formação acadêmica e desenvolvendo uma visão prática sobre os desafios do mundo tecnológico. 

Fonte:

www.sigaa.ufpb.br

 

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