O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 28/11/2022

Edwiges Guimarães de Lima

Poetisa; cordelista; contista; roteirista;  Oficineira literária; e de arte criativa. Artesã.  Atua também, como assessora em projetos culturais.
Data de publicação: novembro 28, 2022

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 06 de agosto de 1993

Atividades artístico-culturais: Poetisa; cordelista; contista; roteirista;  Oficineira literária; e de arte criativa. Artesã.  Atua também, como assessora em projetos culturais.

Atividades profissionais: Estudou produção de cinema; é graduanda em Publicidade e propaganda e Copywriting.

Instagram: @edvirgensguilima 

E-mail: edvirgenslima2@gmail.com

Contato: (83)9.9145-2921

Edvirgens Guimarães de Lima introduziu  sua carreira literária em 2021, no virtual,  divulgando suas poesias e contos fantásticos em seu perfil pessoal, para conhecidos e amigos, através de vídeos. A fim de que mais conhecessem o seu trabalho, compartilhou com o grupo de incentivo à poesia, o Piauí poético.

De modo que, em Novembro de 2021, teve a iniciativa de fundar pelo instagram,  o projeto  desperta o poeta,  que hoje, atua como podcast poético,  para incentivar os novos poetas que assinam como anônimo, bem como os iniciantes. 

Em  2022, começou a se apresentar em saraus e  festivais. Lançou seus cordéis, com os temas: A mulher nordestina; Essência; A gratidão; A falsa autoimagem; Falando de natal  e o urso panda.

De maneira que, voltou-se para ministrar oficinas de Livros pop-up, desenhos geométricos,  origami,  e contar histórias infantis ilustradas com origami.

Apresentou sua exposição literária, no período de  24 a 27 de Novembro de 2022  intitulada “Trabalhos de uma escritora desperta”, na  Galeria Alexandre Filho, localizada na  Usina Energisa, expondo suas coletâneas de “Contos fantásticos e poemas”.

 Composta por quatro contos: A teimosia que gerou medo, O dia no jardim surpreendente, A amiga que apoia no humor e A menina que era fada, a escritora buscou levar, através da subjetividade, reflexões sobre situações da vida; e mais 16 poemas com os temas: Pureza, Liberdade, Saída, O caminho, Verdade, O beijo, Natural, Aprendiz, entre outros.

Edvirgens Guimarães, diz que o que estimula sua criatividade são as conversas entre as pessoas,  sua interação com os animais, as plantas, os desenhos; os filmes, as músicas,os livros das escritoras(es), Clarice Lispector , Clarissa Pinkola, Manuel Bandeira e Miguel de Cervantes, portanto, são seus favoritos.Mas também, tem como  hobby a prática de colagem artística construindo esculturas de animais e criando simbolismo de objetos reais e irreais.

Sandra Da Costa Vasconcelos

Fonte:

Entrevista com Edwiges Guimarães de Lima por Sandra Vasconcelos.