O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 30/09/2022

Efraim Correia

Ator e escritor cordelista.
Data de publicação: setembro 30, 2022

Naturalidade: João Pessoa – PB 

Nascimento: 17 de março de 1998

Atividades artístico-culturais: Ator e escritor cordelista.

Formação: bacharelado em Teologia (Seminário Teológico do Betel Brasileiro – STBB) e estudante de Licenciatura em Teatro (Universidade Federal da Paraíba).

Instagram: https://www.instagram.com/fraimdopop

Tiktok: https://www.tiktok.com/@fraimdopop

Efraim Francisco Correia, nasceu em João Pessoa-PB, mas reside em Bayeux-PB. Estudante de Licenciatura em Teatro (UFPB), está no último período, e bacharelado em Teologia (Seminário Teológico do Betel Brasileiro – STBB).

Seu gosto pela escrita se deu ainda na escola. Escrevia alguns poemas esporadicamente, porém, não dava crédito ao que escrevia. Foi somente em 2020 que começou a produzir cordéis. Iniciou a produzir conteúdos para internet, quando, certa vez, tendo acordado inspirado, criou uns versos para postá-los. A partir daí começou a produzir versos com mais frequência e a publicar tanto no insta quanto no tiktok. Começou, assim, a receber mensagens de pessoas que passaram a compreender as narrativas bíblicas através dos versos, sendo este o objetivo, sentiu-se motivado a continuar.

Quando começou a estudar sobre o cordel, descobriu que estava fazendo tudo errado. Exceto na rima, os versos não seguiam a métrica e a oração exigida no cordel. A partir daí começou a modificar os que já havia feito e a criar novos, segundo as verdadeiras regras do cordel. 

Depois de sentir-se mais seguro, foi inserindo o seu trabalho em outros espaços, como na UFPB. Isso também o tornou um pesquisador do cordel, estudando no campo da performance e do ensino.

Tem planos futuros de continuar adaptando os Cordéis ao formato de folhetos, finalizar os TCCs do Teatro e de Teologia que vão abordar os Cordéis, os quais pretende fazer adaptação para livro; inaugurar uma lojinha virtual e poder vender os Cordéis para outros Estados; Por último entrar no mestrado e aplicar uma pesquisa de campo em Bayeux, que explore o cordel como meio ao sentimento de pertencimento à cidade.

Euclides Nunes

Fonte:

Entrevista com Efraim Correia feita por Euclides Nunes.