Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Esperança-PB
Nascimento: 1989
Atividade artístico-cultural: Contista, poeta e crítico literário
Formação Acadêmica: Graduação em Letras pela UEPB; Mestrado em Literaura pela UFCG; Doutorado em Literatura e Interculturalidade pelo PPGLI/UEPB
Publicações: Sinestesia (2011); O Admirável Mundo Novo de Pitty: a crise de identidade do homem contemporâneo na virada do século (2013); O clássico e a literatura de massas na formação do leitor literário na escola”, na coletânea”Modos e meios de ler a literatura infantil e juvenil contemporânea (2021); Rasgos poéticos (2023); Casa Encantada: o conto fantástico paraibano (2023); Fratura Exposta: Fissuras (2024)
Facebook: https://www.facebook.com/EgbertoGLVital
Instagram: https://www.instagram.com/egberto.vital/
Egberto Guillermo Lima Vital, nasceu em Esperança, Paraíba, em 1989, filho de Andréa Gonçalves Lima Vital e Carlos Egberto Vital Pereira, ele se apresenta como um poeta paraibano que traz um novo modo de abordar a semiótica do corpo erotizado, partindo para a beleza poética da libido em sua plenitude. Tendo influências de autores como Adélia Prado, Manuel Bandeira e Maria Lúcia Dal Farra, começa a escrever aos quatorze anos, e já mostra seu perfil erótico em poemas como Libido, “amor”, satisfação, um dos primeiros poemas escritos pelo jovem poeta.
É uma das maiores revelações da poesia paraibana nos últimos anos, participando de antologias e publicando livros, seja impresso ou em e-book. Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mestre em Literatura e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutorando em Literatura e Interculturalidade pelo PPGLI/UEPB, é professor de Língua Portuguesa na rede pública estadual do Estado da Paraíba. Contista, poeta e crítico literário, publicou, em 2011, a obra poética “Sinestesia” e em 2013 publicou o ensaio “O Admirável Mundo Novo de Pitty: a crise de identidade do homem contemporâneo na virada do século”, ambos pelo selo Clube de Autores.
Em 2021 publicou, em coautoria com a professora Márcia Tavares, o ensaio “O clássico e a literatura de massas na formação do leitor literário na escola”, na coletânea”Modos e meios de ler a literatura infantil e juvenil contemporânea”, pela EDUFCG. Em 2023, publica com a Arribaçã “Rasgos poéticos”. Tem contos publicados na coletânea “Casa Encantada: o conto fantástico paraibano”, publicada em 2023 pela Arribaçã.
Em 2024 Egberto Vital foi o grande vencedor do II Concurso de Poesia Arribaçã, com o livro “Fratura exposta: fissuras”. O resultado final da premiação literária foi a soma das notas dos três jurados, que tiveram autonomia e deram notas de 5 a 10 para cada livro concorrente, obedecendo a critérios como originalidade, linguagem, imagética, ritmo, entre outros. A Comissão Julgadora foi formada por nomes como Marcelo Mourão, Lígia Calado e Porcina Furtado. Nenhum dos três integrantes sabiam dos demais integrantes da Comissão, assim como julgaram os livros através de pseudônimos, sem os nomes dos reais autores e autoras.
Fontes:
https://acontecesantyago.blogspot.com/2024/07/egberto-vital-e-o-grande-vencedor-do.html