Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 18 de Novembro de 1954.
Atividades artístico-culturais: Fotógrafa.
Atividades exercício-profissional: Mestre em Educação, Engenheira, Professora, Pedagoga – UFPB
Contatos:
E-mail: elizendas@yahoo.com.br
Celular: (083) 9 99816344.
Redes Sociais:
Facebook: Elizenda Sobreira
Instagram: @elizendasobreira
Exposições: Exposições do CEARTE-PB – Centro Estadual de Arte e do Grupo Fotográfico Paraibando.
Elizenda Sobreira Carvalho de Sousa, conhecida como Elizenda Sobreira, começou a estudar a fotografia em 2016 fazendo os cursos do SENAC/PB, depois do CEARTE/PB, e como integrante do “Grupo Fotográfico Paraibando” ela teve a oportunidade de praticar bastante e desenvolver o olhar artístico.
Elizenda sempre gostou da fotografia e após sua aposentadoria começou a se dedicar por puro prazer.
A fotógrafa começou a estudar a área artística com o intuito de se aprofundar, concluindo o Curso de Tecnólogo em Fotografia e cursando Artes Visuais.
Para ela a fotografia é um universo encantador e também desafiador, por isso mesmo, ela não deseja expressá-la com uma só palavra, ela sintetiza um contexto bem mais amplo, significativo e sem regras para serem necessariamente cumpridas, uma vez que envolve tantas representações, tais como: vida, terapia, momento, significado, história, memória, criação, recordações, viagem, sentimento, expressão, cultura, comunicação, reprodução, inspiração, transformação, magia, música, poesia, emoção, imaginação, entre tantos outros elementos representativos existentes na fotografia. Enfim, para ela fotografar é eternizar cada momento que é único e ao qual só podemos voltar no tempo através daquela fotografia. Se perguntar a cada pessoa, o que a fotografia representa para ela? Com toda certeza cada um dirá uma palavra bem representativa para expressar seu amor por esta arte.
A artista não costuma obedecer a um estilo específico, pois, ela vê na fotografia uma amplitude de significados que necessariamente não precisam ser cumpridas como uma regra e que vai muito do olhar do fotógrafo. Além de que a mesma gosta de temas bem diversificados envolvendo, natureza, paisagens, pessoas, arquitetônicas, de viagens, pôr do sol, enfim, uma quantidade enorme de fotografias que nos levam ao essencial da fotografia em nosso tempo atual, que é justamente praticar e desenvolver o olhar fotográfico.
Sobre a narrativa visual de suas fotos a artista afirmou: “Essa parte artística que envolve uma narrativa visual estou estudando, porém, para publicar nas redes sociais, optei por uma algo mais diversificado, criei um desafio fotográfico no instagram e no facebook para incentivar pessoas que gostam da fotografia, sejam amadores ou profissionais, e atualmente procuro fazer uma sintonia da música com a fotografia sugerindo cada dia um tema musical para quem quiser seguir e participar do desafio, uma vez que a música por si só, já sugere uma infinidades de temáticas para inspirar na fotografia.”
Ela é uma das autoras do livro eletrônico “Fotografia & Depoimentos: a arte como terapia“
Ivhania Kelly
Fonte: Formulário preenchido pela fotógrafa.