O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/09/2015

Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba

O evento é realizado pela Associação Balaio Nordeste. Reúne folistas e sanfoneiros, músicos e estudantes de música.
Data de publicação: setembro 11, 2015

Município: João Pessoa-PB

1ª Edição: 2009

Mês de realização do evento: Dezembro

Local de realização: Largo de São Frei Pedro Gonçalves e Casarão Phelipea (Antiga Sede da Associação Balaio Nordeste).

Contato: (83) 98848-6703-Joana Alves – Presidente ABN.

O Encontro de Foles e Sanfonas é realizado pela Associação Balaio Nordeste – ABN em conjunto com a Secretaria de Cultura do Estado-SECULT. O objetivo do evento é reunir folistas e sanfoneiros, com o intuito de promover a valorização da identidade musical nordestina.

Durante o Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba acontece uma integração e troca de experiências entre os folistas e acordeonistas, músicos e estudantes de música, contribuindo para a democratização e acesso a estes instrumentos através de shows, oficinas, mesas redondas, debates e exibição de vídeos totalmente gratuitos.

A cada edição são homenageados ícones da música brasileira e internacional ligados à prática destes instrumentos. Entre os nomes que foram honrados durante o encontro estão: Severo do Acordeon e o Compositor Bastinho Calixto, ambos já foram parceiros de Jackson do Pandeiro.

Segundo Joana Alves, a partir dos anos de 1960 o fole e a sanfona perdem visibilidade no cenário musical brasileiro, por isso este projeto justifica-se enquanto possibilidade de incentivar tanto a sua prática, quanto os processos de ensino e aprendizagem destes, bem como de ampliar as discussões e o diálogo acerca deste fazer musical entre os participantes. Os instrumentos supracitados já foram muito populares no Brasil, e, mais especificamente na região Nordeste, contribuindo para a construção da identidade musical nordestina.

Joana enfatiza “Nesse sentido é que a ABN (Associação Balaio Nordeste) tendo como missão promover e incentivar ações e projetos de caráter formativo e informativo, que valorizem a nossa cultura, considera ser de extrema importância à realização de um evento capaz de evidenciar o valor do estudo destes instrumentos e difundir a sua prática como forma de salvaguardar o nosso patrimônio cultural”.

 

Fonte:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.394820350595602.93192.375196252558012&type=3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *