Ano de Criação: 08 de abril de 2017
Local de Origem: João Pessoa-PB
Gênero: Kpop
Integrantes: Artur, Cláudio, Cris, Dayana, Elidiane,Felipe, Gustavo, Hellen, Iago, Leticia, Luara, Luis, Matheus, Thiago e Yasmin
Prêmios:
– Grupo destaque no KDT (2017)
– 2° Lugar Animajampa (2018)
– 3° Lugar Campus festival (2018)
– 1° da Paraíba Nordeste kpop Contest (2019)
– 1° Lugar no Kday(2020)
– 1° Lugar no Kpopday (2022)
– 1° Lugar no Super-con (2022)
– 1° Lugar no Super-con RECIFE (2022)
– 2° Lugar no Nordeste kpop Contest (2022)
– 1° Lugar no AnimaX(2022)
– 2° Lugar no KDT (2022)
– Grupo do Ano (2022)
– Melhor apresentação (2022)
– Melhor cover do ano (2022)
– 1° Lugar no Imagineland(2023)
Instagram: @endofstation
Canal no Youtube: End of Station
Tik Tok: @endofstation
O grupo de Kpop Cover, End of Station, surgiu a partir da iniciativa de amigos que compartilham até hoje o gosto não só pela cultura coreana, mas também por esse estilo musical. Inspirado em outros grupos covers, eles crescem através das práticas e apresentações, com o intuito de difundir esse mundo fazendo o que amam. Em constante aperfeiçoamento, os integrantes também se baseiam em covers internacionais, como Truth Crew da Austrália e o Soldier CL do Chile, além das inspirações diretas em diversos aspectos aos grupos do próprio K-pop, como o BTS e o TXT.
Referência na região, a equipe do End of Station é, atualmente, formada por 15 pessoas: Artur, Cláudio, Cris, Dayana, Elidiane, Felipe, Gustavo, Hellen, Iago, Leticia, Luara, Luis, Matheus, Thiago e Yasmin. Juntos, eles enfrentaram não apenas dificuldades para se estabelecer num espaço, por vezes, limitado, mas também a falta de apoio e incentivo familiar no início de suas atividades. Contra todas as expectativas, o grupo obteve grande sucesso no cenário de K-pop cover, recebendo pouco a pouco o apoio de familiares e amigos, e ainda retorno financeiro para continuar com o projeto e representar a Paraíba.
Com uma bagagem histórica de premiações e títulos conquistados na região, eles não se prendem apenas a competições de K-pop. Para eles é essencial explorar oportunidades de apresentações com parcerias, como já fizeram com a FUNESC, e com convites diretos, com o interesse de cada vez mais entrar no cenário cultural. Entre os seus maiores feitos está o 1º lugar na competição de melhor grupo K-pop cover no Imagine Land. Após meses de ensaios, investimentos com figurino, dedicação e empenho de todos os membros, eles apresentaram a coreografia mais difícil que executaram até o momento, levando o prêmio de R$10.000 para casa.
O End of Station pretende não só alcançar uma boa colocação nesses eventos, mas ainda fortalecer o grupo e elevar o K-pop pelo nordeste. Com o passar dos anos, a equipe aumentou e a partir disso um olhar mais profundo e zeloso surgiu entre os integrantes. As individualidades, os problemas, além da rotina e complicações diárias se tornaram temas importantes para o grupo que enfrentava a transição entre a adolescência e a fase adulta. A dança e o estilo de vida que eles seguem foi capaz de mobilizar cada um deles, “auxiliando a encontrar uma motivação para seguir em frente, uma forma de se expressar, de se sentirem confortáveis e felizes fazendo o que gostam”.
“Durante o processo de amadurecimento do grupo em geral, conseguimos também enxergar que através das nossas performances, ficava nítido o sentimento de felicidade e fascinação que nós como dançarinos ficamos ao realizar alguma coreografia, e principalmente em quem nos assiste e passam a nos acompanhar, sendo justamente esse sentimento que almejamos transmitir para o público paraibano, além de mostrar a todos a riqueza que esse estilo consegue promover”, comenta o End of Station.
A cultura é capaz de transformar e dar sentido a vidas, da mesma forma que a dança K-pop surge como aliada para o grupo encarar os obstáculos e realizar seus sonhos. Com coreografias cheias de emoções e sentimentos, a equipe atravessa corações carregando seus princípios e um pouco dessa rica cultura por onde passa.
“A cultura K-pop para nós vai muito mais do que apenas um estilo musical. A dança passa a ser um componente que altera toda a formatação do contexto que entendemos sobre uma música por se tratar de formas de expressões corporais que fluem e se movem alinhados as melodias (sejam elas explosivas ou calmas), proporcionando um impacto comovente que nos dá o prazer de dançar, de acompanhar o ritmo. Enfim, obviamente o K-pop possui mais características culturais aprofundadas, porém, acreditamos que o diferencial que mais se destaca impulsionando tudo, são definitivamente as coreografias”, conclui o grupo.
Fonte:
Entrevista cedida a Laura Moura em 25/11/2023.
Laura Moura
2 respostas
❤️❤️ amo esse grupo
que grupo lindo!