Naturalidade: Mari-PB
Nascimento: 13/07/1968
Atividades artístico-culturais: Escritor
Atividades exercício-profissionais: Radialista, Advogado, Assessor de comunicação
Instagram: @ eraldoluis_
Twitter: @eraldoluis_
Facebook:Eraldo Luís
O amor pelo rádio e a dedicação a esse centenário veículo de comunicação conduz o profissional e o antecede à qualquer apresentação. Sua trajetória passa por marcantes registros e entrevistas com personalidades públicas e coberturas de importantes marcos da política, religião e cultura paraibanas.
Nascido em João Pessoa, mas somente à critério documental, o radialista e advogado Eraldo Luis Braz de Morais passou sua infância e adolescência na cidade de Mari-PB, município limite entre o litoral e o brejo Paraibano. Filho e estudante muito dedicado, logo passou a destacar-se pelos trabalhos e pela generosidade com que encarava as dificuldades, na tão comum condição imposta à boa parte da população, quando o tempo para os estudos é pausado pela necessária labuta. Seus professores, os exemplos fora de casa, alguns se tornaram colegas e admiradores na função da docência.
A religiosidade sempre esteve pautando muitas de suas ações. Foi seminarista, quase vindo a se tornar padre. De Don Marcelo Pinto Carvalheira, ex-arcebispo do Estado se tornou grande amigo e conviveu na mesma casa por quatro anos. Um período de muito aprendizado, segundo ele, e que até hoje norteiam sua postura diante da fé, da família e de trabalho. Diz, sobre seu amigo “ Dom Marcelo, foi e sempre será um ‘Santo Homem’, por suas ações deixou em cada lugar um rastro de esperança frente às dificuldades”. Em 1994, quando Dom Marcelo recebeu o Pálio de Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Eraldo o acompanhou fazendo sua assessoria e transmitiu toda a cerimônia direto da Basílica de São Pedro, nesta ocasião publicou um registro cumprimentando o Papa João Paulo II, e tomado por emoção sorriu e agradeceu pela benção.
Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), apaixonou-se pelo rádio desde cedo e não demorou a assumir uma cadeira e destacar-se no brejo por sua notória facilidade em conduzir encontros, eventos e entrevistas. Trabalhou nas rádios Cultura FM, Rural AM, e por mais de uma década na rádio Constelação FM da cidade de Guarabira-PB, hoje a frente do programa de entrevistas Jornal da Integração, na rádio Integração FM da cidade de Bananeiras. É colaborador de diversos portais de comunicação do Estado, produzindo conteúdos de notícias gerais, e também presta assessoria de comunicação para empresas da região.
“Amante da cultura popular, do cordel ao babau. É entrevistador nato, tem o dom do atrevimento, e, ninguém como ele, é capaz de conversar no mesmo tom amistoso e coerente com qualquer pessoa em qualquer posição política e social”, descreve o pesquisador cultural e jornalista Joab Freire sobre Eraldo Luis.
Na passagem do jornalista Laurentino Gomes pela paraíba, o radialista o acompanhou assessorando-o as vezes e compartilhando vivências culturais e artísticas por muitas cidades, sítios e quilombos do Estado da Paraíba. O autor de 1808 (2007), 1822 (2010), 1889 (2013) e Escravidão (2019) cita o apoio daquele amigo nesta mais recente publicação, nutrindo essa visita com encontros inesperados e prazerosos, fatos históricos e com a agradável hospitalidade com que foi recebido.
Eraldo Luis sempre menciona sua família e onde vai, para ele, um capítulo fundamental. Nas entrevistas vez ou outra afaga os seus, transborda de orgulho pelos muitos amigos que conquistou e lugares que representam melhor o interior do Estado. Seu programa diário, além das informações do cenário político e social, traz pautas que enaltecem as riquezas da Paraíba, cenários culturais e potenciais turísticos do brejo, especialmente as cidades serranas e do circuito do frio, além claro, de sua cidade Mari.
Fontes:
Instagram @eraldoluis_
https://mobile.facebook.com/story.php?story_fbid=3153413691401293&id=100001980804852&_rdc=1&_rdr