Naturalidade: Aroeiras – PB
Atividade Artístico-Cultural: Poeta, Cantor e Repentista
Número de Álbuns: 3
Prêmiações: Festival em Memória de Pinto de Monteiro (3º lugar) Festival de Violeiros (1º lugar)
Cargos Públicos: Presidente da ARPN (Associação de Repentistas e Poetas Nordestinos)
Erasmo Ferreira, nasceu em Aroeiras e desde pequeno sinalizava a afinidade com a arte do repente e da cantoria. Percebendo o talento do filho, sua mãe logo o presenteou com o primeiro violão, instrumento comprado de um cigano que passava pela cidade. Assim, aos 15 anos, ele começou a participar de apresentações e, desde então, passou a se destacar em encontros e festivais de violeiros pela região Nordeste e por todo país.
No começo dos anos 1990, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde deu continuidade à cantoria. Tem uma constante preocupação em promover a cultura nordestina, atuando em Aroeiras, Serra Branca, São José dos Cordeiros, entre outros municípios. Já conquistou vários prêmios como o festival em homenagem à Pinto de Monteiro, onde ficou em 3º lugar e o festival dos violeiros onde obteve o 1º lugar. Já gravou 3 CDs, tendo participado de álbuns de festivais e parceiros de poesia, é autor de “Pedindo Perdão” em parceria com Heraldo Salviano, e “Apaixonado por essa Mulher” ambas canções regravadas por bandas de forró.
Atualmente, Erasmo reside em Campina Grande, onde assumiu o cargo de Presidente da Associação de Repentistas e Poetas Nordestinos (ARPN), com sede naquela cidade, sendo muito carismático e querido no meio artístico, além de grande cancioneiro e repentista, destaca-se também como bom negociador de violas dentro da categoria: compra, vende e troca violas como ninguém! Reza a lenda que tal talento foi herdado do cigano, aquele de sua infância, responsável por possibilitar a chegada da primeira viola.
O repentista paraibano recebeu homenagem da Funesc (Fundação Espaço Cultural da Paraíba) em seu canal no YouTube, um programa da série “De Repente na Rede” versão alternativa do projeto “De Repente no Espaço” exibido no dia 28 de julho de 2021. Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso, no entanto em seu lugar foi criado o De Repente na Rede, no qual cada semana é homenageado um repentista nordestino.
Jonas do Nascimento
Fontes:
De Repente na Rede presta homenagem ao cantador paraibano Erasmo Ferreira – Vitrine do Cariri