O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/07/2023

Escola Família Forrozeira

A escola ‘Família Forrozeira’ surgiu a partir de uma ambição antiga e uma brecha para um empreendimento promissor.
Data de publicação: julho 11, 2023

Data de Fundação: Agosto de 2021

Localização: Escola Família Forrozeira; R. Derlópidas Gomes Neves – Bancários, João Pessoa – PB

Turmas: Quintas e Sextas – básicas (às 18h) e intermediárias (às 19h)

Fundador: Samir Gomes, DJ e especialista em forró

Objetivo:  Praticar a dança do forró e se conectar com a cultura junina                                                                                                    

Instagram: @familiaforrozeirajp

Fundada durante a pandemia, a escola ‘Família Forrozeira’ surgiu a partir de uma ambição antiga e uma brecha para um empreendimento promissor. Ao notar que as instituições que davam aula de forró ainda não tinham se adaptado ao meio remoto, Samir Gomes, DJ e apreciador do gênero musical, viu a oportunidade de não só atender a demanda das pessoas pela dança, mas também de realizar seu sonho de ter uma escola de forró. Com a veia empreendedora, ele superou as adversidades e, rapidamente, entendeu o modelo de negócio para fazer da Associação dos Moradores dos Bancários a sede da empresa. Assim, em agosto de 2021, nasceu a ‘Família Forrozeira’.

Com cerca de 10 funcionários, divididos em professores, bolsistas e monitores, a escola propõe aulas lúdicas e tranquilas que carregam a leveza e alegria do forró. As turmas são organizadas em básica, às 18h, e em intermediária, às 19h, e estão disponíveis tanto nas quintas quanto sextas. A instituição aproveita os encontros para ir além da dança, se conectando também com as raízes juninas e a sua vivência no meio cultural. 

Embora esse gênero musical e artístico não seja tão valorizado no restante do ano, sua significância permanece viva e não só pode como também deve ser desfrutado em outros momentos, como forma de aflorar e perpetuar a cultura junina nos corações paraibanos. “Há uma cena pulsante de forró o ano todo na cidade, não deixe para aproveitar somente no período Junino, há uma cadeia produtiva enorme entre a música e dança que certamente vai lhe proporcionar muita felicidade dançando forró. Fica aqui minha gratidão pelo papo e reforço meu convite, vem dançar forró independente da época do ano”, destaca Samir Gomes, DJ e especialista em forró.

Laura Moura

Fonte:

Entrevista com Samir Gomes cedida à Laura Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *