Naturalidade: Petrolina – PE / Radicado em João Pessoa – PB
Atividades artístico-culturais: Músico, produtor musical e disc jockey (DJ).
Formação educacional: Arquitetura, Música, Bacharelado em Composição na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
E-mail: chico.correa.dj@gmail.com
Esmeraldo Marques é conhecido pelo nome artístico de “Chico Correa”, e vive na Paraíba desde 1995, quando veio estudar arquitetura e música. Iniciou a carreira em 1999, e transita pelos fragmentos imaginários da tradição, pulsos eletrônicos e dub. Participou de grupos como Tribo Éthnos, Cabruera, ChicoCorrea& Electronic Band, Parahyba Art Ensemble, Seu Pereira e Coletivo 401, e trabalhou em parceria com diversos artistas, como Dj Dolores, Maga Bo, Baiana System, Cabruera, e Totonho e os Cabras.
O artista além de produzir remixes, atua com seu live pa, mixando produções próprias com fragmentos sonoros pesquisados mundo afora. Tem como principal característica, a valorização de ritmos nordestinos como o xote, maracatu, côco, e a ciranda, tudo em sintonia com a música eletrônica. Esmeraldo utiliza efeitos que saem de novas programações eletrônicas vindas através do computador, valorizando estes ritmos que fazem parte da história da música brasileira.
No ano de 2007, Esmeraldo participou do Doc-Tv sobre o cordelista Manoel Monteiro. Produziu trilha para um Documentário do xilógrafo J. Borges, de Laurita Caldas. O artista foi bolsista de pesquisa em cultura popular do Laboratório de Estudos da Oralidade – CNPQ com foco nos registros das Missões de Pesquisas Folclóricas de 1938, coordenadas por Mário de Andrade.
Esmeraldo Marques lançou dois EPs (lado A e B) com os remixes das canções feitos por gente como FLU, DJ Tudo, Lúcio K, TRZ, Mangaio, RSA, FurmigaDub, NomadeRiddim, AXIAL, Guirraiz, Cybass, Aquilez e do próprio ChicoCorrea. DerivaSONS é o novo lançamento. Seus shows são em formato de Live Public Address, uma performance musical marcada pela improvisação e composições ao vivo.
Atualmente o artista trabalha com produções de discos e trilhas sonoras para filmes, e toca nos grupos Seu Pereira e Coletivo 401, ChicoCorrea&ElectronicBand e desenvolve o projeto instrumental Parahyba Art Ensemble.
Fontes:
http://paraiba.pb.gov.br/funesc-inscreve-para-laboratorio-de-producao-musical-com-chicocorrea/
http://www.overmundo.com.br/overblog/chico-correa
http://freebeats.com.br/2013/10/20/dj-chico-correa-electronic-band/