Naturalidade: Sumé – PB
Nascimento: 27 de julho de 1973
Atividade artístico-cultural: Poeta Repentista
Facebook: https://www.facebook.com/evaldo.severino.58
Instagram: https://www.instagram.com/poetaevaldoseverino/
Evaldo Severino Estendio nasceu em 27 de julho de 1973, no município paraibano de Sumé, filho dos camponeses Severino Estendio e Inácia Maria da Conceição Estendio. Quando jovem, casou com Cristiane Silva, com quem teve três filhos. Trabalhou desde muito cedo para ajudar os pais, o que não o impediu de frequentar as cantorias regionais e se apaixonar pela viola.
Aos 25 anos, ganhou a primeira viola de presente do seu irmão, iniciando a trajetória como repentista. De início, cantava apenas alguns baiões, brincando com colegas, mas depois se aperfeiçoou e começou marcar cantorias pela região, ficando conhecido como cantador, local e regionalmente. Depois dos 30 anos, passou a viver apenas da viola e hoje viaja pelo Brasil para participar de cantorias em várias regiões.
Em 2015, seu filho Cleyson Silva Estendio (conhecido no meio como Evaldo Filho), começou a cantar e lhe fazer companhia nas cantorias, tornando-se seu principal parceiro de trabalho. Juntos, os dois também promovem eventos em Sumé, onde residem, em dois locais distintos: o Recanto do Repente e a Calçada do Repente. Evaldo Severino tem sua história consolidada como repentista e trabalha constantemente na divulgação da cultura nordestina.
No dia 6 de outubro de 2021, Evaldo foi homenageado no programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’ da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), com apresentação de Iponax Vila Nova. Evaldo é o criador do projeto Calçada do Repente, um espaço destinado ao encontro de cantadores e admiradores dos versos improvisados em Sumé.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://portalcorreio.com.br/de-repente-na-rede-homenageia-o-paraibano-evaldo-severino/