Naturalidade: Pombal-PB
Formação Artístico-Cultural: Professor, escritor, dramaturgo, diretor de teatro e televisão ator e poeta.
Formação Acadêmica: Curso técnico/profissionalizante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (1976); Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba (1983); Especialização em Arte-Educação Universidade Federal da Paraíba (1985); Extensão universitária em Dramaturgia do ator pela Universidade Federal da Paraíba (1989); Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2001) e Oficina itinerante de cinema – Produção Executiva e Oficina itinerante de cinema – Roteiro (2004).
E-mail: everaldovasconcelos@hotmail.com
Principais apresentações: O Pequenino Grão de Areia; Quem tem Medo de Alzira Power; Quinze Anos Depois; O Corno Imaginário; Morte e Vida Severina; Em Busca do Tesouro; A Mais Forte; A Menina e o Palhaço; Auto de Deus; Paixão de Cristo; Confissões; A Serpente; Marylin; e Auto de Nossa Senhora da Luz.
Livros: Flor Aberta; Teatro Para Dois; Radioteatro em Sala de Aula ( 2011); Fazer Filmes (2011); Atores na Estrada; As Contas do Meu Rosário; Crestomatia dramática (2011) e A Atriz e a Câmera (2011); e Benzeduras amorosas de Lúcio Lins. In: Heriberto Coelho de Almeida. (Org.). Outros olhares na literatura paraibana (2011).
Resenha: Na ponta dos dedos: Escrevendo crítica de dança, 2008; e Tudo se move (2008).
Prefácio: Fernando Peregrino (2013).
Prémios: Melhor Espetáculo, Direção, Ator, Revelação de Dança e Iluminação na Mostra Estadual de Teatro e Dança da Paraíba (19969; no Festival de Teatro da Universidade Católica de Pernambuco (1997), quando com sua peça ganhou o prêmio de melhor Ator no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga-CE (1997); premiado como melhor Espetáculo e Ator; no Festival Nacional de Artes, de João Pessoa, em 1997, com a melhor Trilha Sonora, além da participação do Festival de Teatro Universitário de Blumenau. Com o espetáculo A Menina e o Palhaço em 1998, José Everaldo participou da Mostra Estadual de Teatro Infantil da Paraíba, conquistando os prêmios de Iluminação, Ator e pelo Juri Popular, melhor Espetáculo.
Vídeos: Palco em pauta, 1982; e O incrível roubo da Torre Eiffel, 1981.
José Everaldo de Oliveira Vasconcelos é professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: Dramaturgia, encenação, teledramaturgia, televisão e TV digital.
Trabalhou com grupo de teatro a exemplo de Osfodidário, Agitada Gang, Piolim Dramas e Comédias, Moca, além do Laboratório de Artes Cênicas da UFPB. Atuou também no núcleo de documentação cinematográfica da UFPB.
Fontes:
https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/9632/1/Monica%2520Herminio.pdf
http://espaco-experimental.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html