O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 13/11/2022

Ezilda Melo

Ezilda Melo é o nome que vem destacando como mulher no mercado editorial.
Data de publicação: novembro 13, 2022

Naturalidade: Caicó-RN // Radicada em João Pessoa – PB

Nascimento: 9 de julho

Atividade Artístico-Cultural:  Escritora

Atividades exercício-profissional: Professora, advogada e historiadora

Formação Acadêmica: Licenciatura em História pela UFCG; Graduação em Direito pela UEPB e Mestrado em Direito Público pela UFBA                                                    

Obras Literárias: Tribunal do júri: Arte, Emoção e Caos; Águas de Mim; Em Terra Seca Nasce Flor; Jurema Sarid: Raízes                                              

Coletâneas: Feminismo, Artes e Direitos das Humanas; Direito e Cinema Brasileiro; COVID-19 e Direito Brasileiro; Direito e Maternidade; Por uma Estética Artística-Feminista do Direito

Instagram:  @ezildamelo

A professora e mestra em Direito, Ezilda Melo nasceu em Caicó na região do Seridó Potiguar, mas radicou-se na Paraíba.

Sua vida acadêmica teve início em 1997, começou a atuar como advogada a partir de 2003, de 2017 a 2019 foi assessora jurídica da Corregedoria do Ministério Público da Paraíba na área do contencioso administrativo. Na Advocacia atua na defesa dos direitos humanos, notadamente em casos familiares e que envolva abuso e violência contra mulher (área que pesquisa e escreve sobre a temática). Também trabalha na área de direitos autorais e culturais. É Vice-Presidenta da Comissão de Direito, Cultura e Arte da OAB-PB e Presidenta da Comissão Nacional de Art, Cultura e Literatura da ABRACIM. Pesquisadora de Direito, Arte e Cultura com livros e artigos publicados.

Foi professora substituta do curso de História da UFCG nos anos de 2003 e 2004, desenvolveu pesquisa no Museu Casa de Ruy Barbosa, em Salvador-BA, junto aos projetos científicos “Contando e Recontando Ruy Barbosa” e “Célebres Juristas Baianos”. Foi organizadora do I Colóquio Memorial da Cultura Jurídica da Bahia que contou com apoio institucional da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), Associação Baiana de Imprensa e Fundação Orlando Gomes. Fez gravações para o programa “ Tempo & História “ da TV Justiça sobre juristas baianos (Ruy Barbosa e Teixeira de Freitas).

O início da atuação no Magistério Superior ocorreu no ano de 2003 quando ingressou através de concurso público para professora substituta dos cursos de Direito da Faculdade UNIRB – 2005 a 2007, da instituição FACET – 2008 a 2010 e da Faculdade Ruy Barbosa  Salvador-BA de 2014 a 2015. Ensinou as disciplinas de Direito Tributário e Constitucional para concursos. Além de possuir uma longa experiência como gestora acadêmica e coordenadora de núcleo de Prática Jurídica, de Trabalho de Conclusão de Curso, de Pesquisa e Extensão. 

Ezilda lançou em 2020, a sua própria editora no mercado. Neste período, organizou e publicou mais de 40 livros. Foi com essa visão que criou a Editora Porta, voltada à publicação de obras literárias e acadêmicas. As publicações da Editora Porta estão em destaque no ranking da Amazon, e possuem grande alcance e aceitação desde o início do funcionamento. São obras que nascem que nascem para o mercado digital e para a impressão, sob demanda, uma preocupação com o meio ambiente que está no seu radar.

É sob a organização de Ezilda Meio, o primeiro livro do Brasil com abordagem jurídica relacionada aos efeitos da pandemia: a obra Covid-19 e Direito Brasileiro, seguida de Pandemia e Mulheres – volume I e II, que constam atualmente das bibliografias selecionadas do STJ, além de obras com enfoque artístico-jurídico pautados na cultura brasileira, a exemplo de Direito e Cinema Brasileiro, Direito e Literatura Brasileira, Pluralidades do sentir: Artes Plásticas, Dança e Teatro no Direito Brasileiro; O Imaginário Jurídico em Obras de Ariano Suassuna; Por uma Estética Jusliterária Clariciana, dentre outras.

Foi nas conversas com novos autores e pesquisadores, em curso de escrita criativa, na alegria da publicação de suas primeiras obras literárias, como o livro de poesia Águas de Mim, lançado na Feira do Livro de Lisboa em 2020, e seu primeiro romance Jurema Sarid, que concorreu ao Prêmio Kindle de Literatura, na organização de dezenas de coletâneas, que Ezilda Melo sentiu a necessidade de tornar o sonho do livro, tão distante para muitos escritores, possível e de fácil acesso.

Ezilda Melo é o nome que vem destacando como mulher no mercado editorial, que cria mentoria para novos autores aprenderem o processo de auto publicação e, com isso, se tornarem autônomos e independentes, que distribui os livros a preços acessíveis através do Kindle Unlimited da Amazon, que estimula novos autores à escrita, que também escreve, pesquisa e publica obras, que impulsiona e sente o poder das palavras, que estrutura conselho editorial com base nos critérios de inclusão e pluralidade, com pessoas que se dedicam à ciência. É alguém que acredita na força da escrita, da literatura, da pesquisa e que vê no universo da literatura um mundo de possibilidade que ajuda na construção de novas realidades. Sendo, conhecedora, portanto do mercado editorial, seja como escritora ou editora de livros.

Jonas do Nascimento    

Fontes:

https://www.ezildamelo.com.br/ezildamelo.html

https://linkedin.com/in/ezilda-melo-8b36a2146?originalSubdomain=br

https://wscom.com.br/ezilda-melo-uma-mulher-com-destaque-no-mercado-editorial-paraibano/