Naturalidade: João Pessoa – PB, radicado em São Paulo –SP.
Nascimento: 1970
Atividades artístico-culturais: designer gráfico e artista visual.
Fabiano Gonçalves Pereira, ou Fabiano Gonper como é conhecido desenvolve atividades tanto em João Pessoa -PB, sua terra-natal, quanto em São Paulo – SP, onde fixou moradia. Artista da nova geração, começa a impor seu trabalho com questões ligadas ao indivíduo como Ser transitando obrigatoriamente na dimensão entre o Eu individual e o coletivo. Partindo do cotidiano e de experiências pessoais, seu trabalho oscila entre o imaginário de cunho surreal e o real, introduzindo o mistério, sem excluir, porém, a possibilidade da comunicação com o receptor.
Em 1989, fez oficinas de escultura na Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc. O artista que foi residente, em 1999, na École Supérieure des Beaux-Arts, em Genebra (Suiça), produz desenhos que se combinam com frases irônicas ou poéticas. Nas suas obras costuma “brincar” com o público. Em alguns trabalhos, desenha sobre espelhos, nos quais o espectador se vê refletido; em outros, produz desenhos com contornos, sem superfície.
O trabalho de Fabiano Gonper discute questões clássicas, reafirmando e/ou redefinindo os conceitos da pintura, escultura e do desenho. Para o artista, interessa a relação espectador/obra e a discussão em torno do sujeito, da arte, da política e do poder. São narrativas e códigos que pedem ora contemplação, ora ação, por parte do espectador.
O artista participou de diversas exposições individuais e coletivas, dentre as individuais se destacam: em 1997, na Pinacoteca da UFPB, sua primeira exposição; Desenho-Objeto, em 1998, no Centro Cultural São Francisco (PB); Desenhos, em 2001, na Galeria Archidy Picado – Espaço Cultural José Lins do Rego (PB); Dimernsionáveis, em 2001, na Galeria SESC Paulista (SP); Sobre:Viver., em 2002, no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (GO); Gonper Museum, que passou por vários estados brasileiros, que está em progresso desde 2002, como Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e até mesmo nos Estados Unidos, na Purdue University Galleries; entre outras.
Além de diversas exposições coletivas que participou, tanto no Brasil quanto em outros países: em 1991, II Arte Atual Paraibana, no Espaço Cultural José Lins do Rego (PB); em 1996, Apocalipse XII, no Centro Cultural São Francisco (PB); em 1999, 26º Panorama de Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (SP); em 2002, Rumos da Nova Arte Contemporânea Brasileira, no Palácio das Artes (MG); ainda em 2002, Where Does The Sun Come First?, na Embaixada do Brasil em Berlim (Alemanha); em 2004, VIII Bienal de Cuenca, em Cuenca (Equador); em 2006, A Gentil Carioca, na Galeria Daniel Reich (EUA); em 2007, Volta Show, em Basel (Suíça); em 2010, Frieze Art Fair, em Londres (Inglaterra); dentre outras.
Fabiano Gonper, que também coordenou o OZ – Espaço Experimental de Arte e Residência Artísticas em João Pessoa, do qual foi um dos idealizadores, em suas obras recorrentemente aborda questões sobre o sujeito, o poder, a arte, a política, a sociedade e o sistema da arte.
Para ver um pouco de seu trabalho, vale conferir sua página no flickr, que contém fotos de algumas de suas obras, das mais variadas exposições em que produziu ou integrou ao longo de sua trajetória artística.
Fontes:
https://www.escritoriodearte.com/artista/fabiano-goncalves-pereira/
http://artesvisuaisparaiba.com.br/artistas/fabiano-gonper/
http://barogaleria.com/exhibition/fabiano-gonper-do-poder-da-arte/
https://galeriablancasoto.wordpress.com/artistas/fabiano-gonper/