Naturalidade: Puxinanã – PB
Nascimento: 1976
Atividade artístico-cultural: artista visual
Formação Acadêmica: graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba; especialização em Artes Plásticas do Departamento de Artes/Universidade Federal de Campina Grande
Premiações: Prêmio Nacional Directv ‘A liberdade está em suas mãos’ (2000); Prêmio Nacional ‘Fiat Doblô’ conferido pela revista Caras’ (2002); Menção Honrosa na III Mostra Internacional de Pintura Artística – Cem Anos de Aviação [AGAPA] (Gramado-RS, 2006)
Facebook: https://www.facebook.com/FabiodeBritoartista/
Instagram: https://www.instagram.com/fabio.de.brito/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/fabio-de-brito-b4514542/
Natural da cidade de Puxinanã, agreste paraibano, Fábio de Brito Inocêncio nasceu em abril de 1976 e desde sua infância já demonstrava interesse pela arte. O incentivo de seus pais, Jaime Inocêncio e Zita de Brito alimentaram o sonho de infância de ser, um dia, artista plástico, sonho que foi adiado na adolescência, mas retomado na transição para a adulta. Em nome desse sonho, Fábio busca através das pinceladas e do emprego das cores, estimular a reflexão na sociedade, no âmbito religioso onde a arte sacra ganha destaque em sua trajetória.
Sua produção artística busca se apropriar de objetos/imagens utilizando meios tradicionais e contemporâneos das artes visuais, como desenhos e gravuras. Formado em Artes Visuais pela UFPB, realizou diversas palestras pelo Brasil e conquistou prêmios nacionais e internacionais. Com mais de 30 anos de experiência artística, domina várias técnicas no campo artísticos como escultura, pintura, instalação, apropriação, site specific, objeto e desenho. Costuma dizer que a sua pintura é clássica e tem como aliado as técnicas contemporâneas que expressam tanto a objetividade do figurativo como também a subjetividade de técnicas de vanguarda sugeridas em aplicações de materiais extraídos da natureza, artigos religiosos, utensílios do cotidiano, etc. É nesta mistura de técnicas clássicas e contemporâneas que Fábio consegue atribuir à sua obra, valores expressivos não apenas com tons e matizes de tintas, mas, também com objetos que trazem suas características naturais e se somam às novas atribuições da obra, ganhando novos significados que se incorporam às essências expressivas que sua criação sugere.
Na sua trajetória já conquistou vários prêmios. Entre eles: Prêmio Nacional Directv ‘A liberdade está em suas mãos’ (2000); Prêmio Nacional ‘Fiat Doblô’ conferido pela revista Caras’ (2002) e o Prêmio Internacional Agapa ‘Cem anos de aviação” , Gramado (RS – 2006).
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://www.ccta.ufpb.br/pinacoteca/contents/material/colecao-pinacoteca-ufpb/fabio-de-brito
https://connectamericas.com/company/ateli%C3%AA-fabio-de-brito
https://www.catalogodasartes.com.br/artista/Fabio%20de%20Brito/