Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Prata-PB
Nascimento: 3 de fevereiro de 1952
Atividade artístico-cultural: poetisa e compositora
A poeta e compositora paraibana Fátima Marcolino, filha do compositor e poeta paraibano José Marcolino Alves, tem letras em músicas gravadas por intérpretes como: Santanna – O cantador, Irah Caldeira, Alcimar Monteiro, Adelmario Coelho, entre outros, além de composições feitas em parcerias com Ilmar Cavalcante, Bira Marcolino, Maria da Paz, Roberto Cruz. Fátima Marcolino já trabalhou com divulgação artística na cidade de Caruaru – PE onde residiu por 30 anos, hoje ela reside em Petrolina (PE), seu primeiro livro “A mesa da cozinha lá de casa”, é uma coletânea de poesias, pensamentos e histórias da sua caminhada artística. Ela é cidadã caruaruense e em 2016 foi homenageada no São João de Caruaru.
Tem ritmos como Samba, Choro, Bolero, Rock, Forró, MPB, entre outros como sua referência musical, por conta da letra e melodia, sendo grande admiradora de Luiz Gonzaga e do Guns N’Roses. Começou a compor desde muito jovem, juntamente com seu irmão Bira Marcolino. Não costuma escolher parcerias, mostrando-lhes a poesia e eles criam a melodia. Só uma coisa que a deixa alegre, para não dizer feliz: quando ouve tocar em algum lugar e alguém diz que gosta da música. E se sente triste quando a pessoa que escuta a música não sabe de quem é a autoria da letra. Só sabe o nome de quem está cantando.
Referente ao cenário musical atual, acredita que ninguém regrediu, mas também ninguém apareceu no cenário para ficar. Os que estão hoje em destaque são os de muitos anos atrás. O Forró em sua visão sempre estará em alta, durante a vida de seu pai, José Marcolino Alves, descreve que a relação entre eles era boa, muito sintonizada e adorava vê-lo compor, gostava de conversar sobre música e poesias. Para ela quando alguém decide trilhar uma carreira musical, se tiver talento e vontade, que siga em frente, pois a música é um remédio que serve para a alma. Sente-se muito feliz ao ver uma pessoa trilhando uma carreira musical, pois é uma promessa de mais um artista com sua arte ajudar a vida ficar mais leve.
Critica a cobertura feita pela grande mídia, acreditando ser muito vaga, pois há inúmeros talentosos artistas de diferentes regiões que a grande mídia não revela. Defende a ideia de que a letra é uma reflexão. Qualquer sentido que ela vá, causará uma reflexão. Pode ser de amor, pode ser de protesto. Sempre é uma reflexão. A música que fala sobre o amor é um bálsamo para o espírito.
Fontes:
https://ritmomelodia.mus.br/entrevistas/fatima-marcolino/
https://anovademocracia.com.br/materias-impressas/musica-e-poesia-de-pai-pra-filha/