Município: São Miguel de Taipu – PB
Data de Construção: 1859 (aproximadamente)
O engenho recebeu esse nome em homenagem a uma lagoa de água muito escura, que existia por trás dele. Com o alargamento do rio Paraíba essa lagoa já não existe há muito tempo. Não se sabe ao certo quando aconteceu a fundação do Engenho Lagoa Preta, mas se sabe que a comitiva de D. Pedro II em 1859 esteve ali quando visitou Pilar.
Não há registro dos primeiros donos, mas esse engenho foi adquirido por uma família que saiu do sertão paraibano à procura de terras próximas ao litoral e do Porto da Capitania com fins de melhor facilidade para transportar suas frutas e os produtos feitos da cana-de-açúcar.
O engenho teve sua ascensão no período de plantação da cana-de-açúcar, pois era um dos maiores produtores desta agricultura tendo terra fértil e vasta dimensão na várzea do Rio Paraíba. Fabricavam açúcar, aguardente destilado, rapadura dentre outros derivados da cana-de-açúcar.
Seu Gilberto Gouveia de Nóbrega teve a honra de receber através de doação o engenho Lagoa Preta e após a sua morte foi entregue aos seus filhos, Gilda e Gildo de Nóbrega, e eles passaram a ser donos e administrar o engenho. Posteriormente o engenho mudou de nome, passando a se chamar de Fazenda Lagoa Preta.
Mesmo tendo passado por muitas reformas, os donos anteriores e o atual sempre mantiveram as características originais. Atualmente, o antigo Engenho Lagoa Preta pertence ao empresário da rede de supermercados BeMais, ele ainda preserva as características de engenho, tendo um dos bueiros ainda em pé com o nome da Fazenda na lateral.
Seu Preto, assim como é conhecido, tem em suas terras heliportos e uma mini pista de pousos para ser usada em benefício próprio e na realização de grandes vaquejadas com participantes de todo o Brasil, também realiza atividades voltadas para a piscicultura.
A Fazenda Lagoa Preta foi dividida em partes, uma das partes ficou com algumas famílias que são todos posseiros, o dono ficou com todo o conjunto arquitetônico do engenho e toda extensão da várzea com açudes onde existe a criação de diversos tipos de peixes de água-doce.
Maiara Alves
Fontes:
http://samiguelense.blogspot.com/2010/09/fazenda-lagoa-preta.html
https://www.facebook.com/portalsaomiguelmais/photos/pcb.1132918930214371/1132918746881056
Uma resposta
La e tudo muito bonito e conservado