Localização: Araruna – PB
Distância da capital: 162km
Distante a poucos quilômetros da sede da cidade de Araruna encontramos a Fazenda Maquiné, um verdadeiro tesouro de riqueza histórica do município. A fazenda se encontra onde havia antes um engenho de mesmo nome, de propriedade do senhor Targino Pereira da Costa, patriarca da Família Targino e membro da primeira Câmara de Vereadores, falecido em 30 de agosto de 1887.
O Maquiné representa um conjunto histórico arquitetônico constituído pela casa-grande capela, armazém, senzala e casa dos moradores, sendo a capela a edificação mais antiga da fazenda, herdada por Jesuína Paula d’Assumpção e cabendo ao seu filho, Francisco Targino da Costa – que se ordenara padre – o gesto da construção da capela em 1897.
É possível observar na capela da fazenda influências neoclássicas, refletidas em seu estilo barroco rural, com seus arcos ogivais de neogótico, além de um frontão triangular.
O local, além de ponto turístico, é parte da cultura local. Por conta das décadas de abandono do casarão, criaram-se diversas histórias de terror no imaginário local – algumas dizem que existiria nos arredores da fazenda um antigo cemitério e as almas dos mortos assombram a fazenda, também se fala que os primogênitos nascidos no casarão tendiam a morrer na infância, e que este fato se repetiu por diversas vezes, seja por coincidência ou maldição e isto causou o afastamento dos moradores do lugar.
Atualmente a fazenda está em nome de propriedade pertencente ao Sr. Durval Falcão, esposo da Srª Maud Targino Falcão, bisneta do patriarca da família Targino Pereira da Costa, e irmã da Srª Maura Targino Moreira, ex-prefeita do município.
Beatriz Barros
Fontes:
https://www.araruna.pb.gov.br/noticias/fazenda-maquine.html
https://www.youtube.com/watch?v=5Jt9OqT2WQQ&ab_channel=ArarunaWebTV