O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 04/10/2016

Fazenda Tanques

Um patrimônio histórico e cultural da Paraíba. As ruínas da “Maternidade dos negros”, tanques de pedra e cal e do curtume, obras de testemunho de quase 200 anos que ainda resistem ao tempo.
Data de publicação: outubro 4, 2016

Município: Remígio – PB

Distância de João Pessoa: 110,01 km, em linha reta. 147 km, de condução. 1 hora 35 min.

A Fazenda Tanques está localizada às margens da BR 104, a 06 km da cidade no sentido Barra de Santa Rosa, nela se encontra as ruínas da “Maternidade dos negros”.

O local ficou conhecido por este nome em meados do século XIX, período em que os senhores de engenho da região levaram as escravas para darem a luz na fazenda. Na época era um “curtume de couro”, que comercializava sua produção a mercadores que passavam pela localidade.

Na Fazenda Tanques, assim que os bebês nasciam, as mães negras eram obrigadas a dar seus filhos aos senhores de engenho. As crianças eram criadas pelas mucamas, e ao chegar a certa idade eram levados às fazendas de cana de açúcar, onde viviam como escravos.

O local aberto para visitação retrata uma história rica do passado. Lá é possível se impressionar e imaginar o que se passou durante o período da escravidão. As ruínas da senzala, tanques de pedra e cal e do curtume são obras de testemunho de quase 200 anos que ainda resistem ao tempo.

A Fazenda Tanques é um patrimônio histórico e cultural do município, as marcas presentes naquele local expressam vários significados aos visitantes.

 

Fontes:

https://remigio247.com/2015/04/16/maternidade-dos-negros-nosso-patrimonio-historico/

http://jaandeiporai.com.br/remigio-realiza-caminhos-do-frio-em-julho/

http://www.turismoemfoco.com.br/noticia/24709-rota-cultural-caminhos-do-frio-da-um-mergulho-na-historia-e-cultura-de-remigio.html

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *