Município: João Pessoa – PB
Fundada em 1585 às margens do Rio Sanhauá, João Pessoa é a terceira capital mais antiga do país. O processo de expansão urbana da cidade ocorreu inicialmente do rio em direção a onde fica atualmente o centro da cidade, e nesse processo surgiu o bairro de Jaguaribe, tendo como sua maior tradição a Feira de Jaguaribe.
A Feira de Jaguaribe, também conhecida como Feira da Quarta, por ocorrer tradicionalmente às quartas-feiras, é parte da história do bairro. Em sua dissertação “O Bairro de Jaguaribe na memória dos seus moradores idosos”, a historiadora Juliana Barros define a feira como um dos elementos mais expressivos da identidade cultural do local.
Na dissertação, Juliana conta a trajetória do evento sob a perspectiva dos moradores do bairro, e como além de um mercado, a feira também era ponto de encontro e demarcador social da importância do bairro de Jaguaribe, que na época era considerado um dos bairros mais importantes da cidade – “Jaguaribe era o bairro mais importante da cidade depois do Centro […] E, como tal, tinha todos os equipamentos para que ali as pessoas morassem. Então tinha a melhor feira da cidade depois da feira do Mercado Central, que era a feira de quarta-feira, que na época era o local onde hoje é o Centro Administrativo”.
A capital paraibana conta com 21 instalações como feiras livres e mercados públicos. A de Jaguaribe é, atualmente, classificada como Mercado Público. O evento acontece na Avenida Generino Maciel, tradicionalmente todas as quartas-feiras, das 5h às 19h.
Beatriz Barros
Fonte:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/5966/1/Arquivototal.pdf
https://globoplay.globo.com/v/8826810/