Município: Esperança – PB
Distância entre Esperança e João Pessoa: 110,74 km
A Feira Livre de Esperança é uma das maiores junções comerciais da Paraíba e uma das mais frequentadas do Agreste e Brejo do estado. Tem como tradição a variedade de produtos agrícolas, carnes, cereais, frutas, legumes e roupas.
Na década de 1960, o comércio era marcado pelo uso de balaios e cestos, e as barracas eram cobertas com lona. A feira era realizada na Avenida Manoel Rodrigues, passando pela esquina da Prefeitura e pela rua de um antigo sobrado que pertencia a Genésio Cândido.
A partir da década de 2000, a feira passou a ser instalada em frente ao campo do América Futebol Clube, onde existe até os dias atuais. Uma das mudanças aconteceu no material das barracas, que agora têm coberturas de lonas sintéticas coloridas.
Não há uma estrutura fixa organizada para o comércio, existindo apenas um mercado público para abrigar uma pequena parte dos vendedores. Os demais, no entorno dele, como num passe de mágica, armam seus bancos ou mesmo no próprio chão, onde expõem suas mercadorias, aquecendo a economia informal da cidade.
À primeira vista, pode parecer um lugar muito desorganizado, no entanto, seu espaço é dividido em setores, conforme os tipos de produtos vendidos. A feira se destaca pela variedade das mercadorias concentradas num mesmo local e os preços reduzidos, dois grandes atrativos para os compradores.
Sem local físico ou datas certas, a feira costuma ocorrer nas sextas-feiras, encerrando-se no sábado ao anoitecer, nos arredores do Mercado Central da Cidade.
A feira livre contribui com o desenvolvimento da Região Metropolitana de Esperança, em especial para o crescimento do município. Durante o ano inteiro pessoas de cidades vizinhas marcam presença, reencontram amigos, familiares, misturando-se aos feirantes e compradores.
Fontes:
http://revivendoesperancapb.blogspot.com.br/2013/01/a-feira-livre-de-esperanca-uma-das-mais.html
http://mgculturalpb.blogspot.com.br/2011/03/o-dinamismo-da-feira-livre-de-esperanca.html
http://revivendoesperancapb.blogspot.com.br/2015/08/a-feira-de-esperanca-em-tres-epoca.html