Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: João Pessoa – PB
Atividade artístico-cultural: flautista
Formação Acadêmica: Graduação em Bacharelado em Música pela UFPB (2001-2005); Mestrado em Música pela Louisiana State University (2009-2011); Aperfeiçoamento em Artist Certificate pela Azusa Pacific University (2011-2014); Especialização em Diploma Superior de Concertista pela École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot (2015-2019)
Premiações: Primeiro Concurso Internacional de Flauta do Chile; 55º Concurso de Música de Câmara Villa-Lobos; Concurso de Concerto da Azusa Pacific University
Participação em Orquestras: Orquestra Sinfônica da Paraíba; Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte; Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa; Baton Rouge First Methodist Church Orchestra; Azuza Pacific University Symphony Orchestra; Orquestra Sinfônica Experimental do Nordeste
Cargos Acadêmicos: professora de flauta transversa do Departamento de Música da UFPE (desde 2018); coordenadora do Laboratório de Performance e Saúde Integral do Músico (LAPERSIM)
Paraibana natural de João Pessoa, a flautista Felícia Coelho possui mestrado em flauta/performance pela Louisiana State University (EUA) e Bacharelado (Habilitação em Flauta) pela Universidade Federal da Paraíba. Possui também Diploma Artístico pela Azuza Pacific University (EUA) e Diploma Superior de Concertista pela École Normale de Musique de Paris (França). Como solista, apresentou-se à frente das Orquestras Sinfônicas da Paraíba e do Rio Grande do Norte, Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, Baton Rouge First Methodist Church Orchestra e Azusa Pacific University Symphony Orchestra. Atuou como primeira flauta da LSU Symphony Orchestra, da APU Symphony Orchestra, da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, entre outras. Apresentou-se também em grandes salas de concerto como a Salle Cortot em Paris e o Walt Disney Hall em Los Angeles, Califórnia (EUA). Felícia desenvolve intensas atividades pedagógicas, tendo ensinado em instituições no Brasil, França e EUA; e ministrado masterclasses na UFRJ, UFRN, Conservatório Pernambucano de Música e Festival Virtuosi (PE). Foi laureada em diversos concursos, dentre eles, o Primeiro Concurso Internacional de Flauta do Chile e o primeiro lugar no 55º Concurso de Música de Câmara Villa-Lobos juntamente com a pianista Isabella Perazzo. Durante o ano de 2017 lecionou flauta e foi chefe de naipe da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e foi professora do PRIMA (Programa de Inclusão Através da Música e das Artes). Teve como principais professores Jim Walker, Mihi Kim-Duplouy, Katherine Kemler, Gustavo de Paco e George Albert. Atualmente é professora efetiva de flauta da Universidade Federal de Pernambuco, também criou e coordena o Laboratório de Performance e Saúde Integral do Músico. Juntamente com os professores Ravi Shankar e Aynara Silva Montenegro (ambos docentes da UFPB) compõem o Trio Ars Nova, um grupo formado em 2017 e iniciou suas atividades no Encontro Paraibano de Clarinetistas. Os artistas individualmente têm desenvolvido intensas atividades na performance e pesquisa dentro e fora de suas instituições. Também sendo membro do Quinteto Sopro Brasil, Trio Brasilianas e Duo Perazzo-Coelho.
Fontes:
https://fmcb.com.br/felicia-coelho-participa-do-fmcb7/
https://www.escavador.com/sobre/2946559/felicia-monteiro-coelho
https://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/atracoes/duo-perazzo-coelho/