Pesquisa e texto: Samuel Cintra
Naturalidade: Campina Grande – PB
Nascimento: 30 de junho
Atividades artístico-culturais: Fotógrafo e FilmMaker
Formação Acadêmica: Cineasta e fotógrafo graduado em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande
Produções: Diretor de aúdio “Antes do café”; diretor de fotografia “O vendedor de armas”.
Premiações: Melhor Diretor de Áudio por “Antes do café” e Melhor Diretor e Melhor Montador por “Inominável”.
Instagram: @felipe.lavorato
Felipe Franco Duarte Lavorato é graduado em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande, no ano de 2014. Atua na área do audiovisual desde 2008, tendo participado de diversas produções, como séries de televisão e filmes de longa-metragem de circulação mundial, além de possuir mais de 50 curtas-metragens nas mais diversas áreas da produção.
Acumula trabalhos nas áreas publicitária, jornalística e televisiva, e também possui experiência como docente no campo de Artes Visuais, tendo lecionado Fotografia e Direção Audiovisual no projeto federal “Cariri Território Cultural”; Direção de Fotografia e Edição para Cinema no curso de Audiovisual da Prefeitura Municipal de Campina Grande; Fotografia Still no curso de Fotografia do Senac – Campina Grande; e Captação e Edição de Imagens no Colégio Nossa Senhora de Lourdes – Campina Grande, além de ter ministrado diversas oficinas e workshops sobre essa temática.
Como fotógrafo, foi premiado em alguns salões de artes e exposições paraibanas. Já como cineasta, recebeu prêmios como diretor de áudio por Antes do Café, como melhor diretor de fotografia por O Vendedor de Armas e como melhor diretor e montador por Inominável, filme de sua autoria.
Atua no Instituto Nacional do Semiárido, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, no Núcleo de Popularização da Ciência e Gestão da Informação. Desenvolve o projeto Semiárido em Tela, que usa cinema e fotografia para aproximar ciência, cultura e arte, além de criar soluções digitais e registrar pesquisas e experiências sociais no Semiárido brasileiro.
Fontes:
https://www.linkedin.com/in/felipelavorato/
https://www.escavador.com/sobre/197372879/felipe-franco-duarte-lavorato