O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/12/2024

Fenelon Dantas

Poeta Repentista.
Data de publicação: dezembro 9, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: São Mamede-PB                                                               

Nascimento: 21 de julho de 1948 //  Falecimento: 20 de setembro de 2024                                                                                            

Atividade artístico-cultural: Poeta Repentista  

Participação em Projetos: Os Grandes Repentistas do Nordeste – Vol. 06 – Cantoria de Viola (2002)

Fenelon Dantas foi um poeta repentista natural de São Mamede, situado no Sertão do Seridó Ocidental, no estado da Paraíba. Fenelon começou muito cedo na arte da música, observando os peões nas vaquejadas. Cada toada que ouvia aumentava a vontade de ser poeta e improvisar. Continuou a ouvir no rádio e durante suas férias resolveu ir a fundo e fazer cantoria. Aos quinze anos de idade formou dupla com José Barbosa. Tem gravado nove trabalhos, como CDs, com os poetas José Monte, Valdir Teles e outros.

Fenelon Dantas participou de vários festivais em São Paulo, Brasília, Recife, Campina Grande, Patos, Caruaru e Cajazeiras. Morou um tempo em São Paulo. Participou também de um programa na Rádio Panatingue de Patos, ganhou diversos troféus em festivais. Reconhecido como um dos maiores poetas repentistas do Nordeste, Fenelon deixou um legado de composições. Entre suas obras mais conhecidas está a canção “Boi de Carro”, gravada por Delmiro Barros.

Fenelon participou do projeto “Os Grandes Repentistas do Nordeste – Vol. 06 – Cantoria de Viola, lançado em 2002. Em junho de 2020 A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibiu uma edição do programa da série ‘De Repente na Rede’, apresentado por  Iponax Vila Nova,o programa teve como tema de apresentação versos de Fenelon Dantas. 

O poeta precisou ser internado no Complexo Hospitalar Regional de Patos, vindo a falecer no dia 20 de setembro de 2024, aos 76 anos de idade, vítima de causas naturais, após enfrentar problemas de saúde. Fenelon deixou esposa, filhos e um legado de respeito e admiração no universo do repente. Sua morte representa uma grande perda para a poesia popular e a cultura nordestina, que se despede de um ícone que dedicou sua vida à arte e à tradição do Repente.

Fontes:

https://www.patosonline.com/noticia/257103/luto-na-cultura-nordestina-morre-aos-76-anos-o-poeta-repentista-fenelon-dantas-natural-de-sao-mamede

https://www.portalvalenoticias.com.br/noticia/15432/morre-o-poeta-e-repentista-fenelon-dantas

https://espacopb.com.br/v/programa-de-repente-na-rede-apresenta-versos-do-poeta-fenelon-dantas

https://www.clickpb.com.br/cultura/projeto-de-repente-no-espaco-tem-fenelon-dantas-e-joao-lourenco-219654.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *