Município: Guarabira – PB
Distância até a capital: Aproximadamente 98 km
1ª edição: 1900
Local: Parque de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima
Contato: festadaluzguarabira@gmail.com
Facebook – festadaluz | Instagram – @festadaluzguarabira
Data do evento: Final de janeiro e início de fevereiro.
A festa da luz de Guarabira é considerada por muitos como a maior festa de padroeiro do interior do estado da Paraíba, e uma das maiores do Nordeste. São vários dias de muitas festividades. O evento é de cunho religioso e tem sua origem na tradição católica de festejar a Santa Padroeira da cidade Nossa Senhora da Luz.
A festa remonta ao Século XVIII, quando os festejos de rua eram realizados em frente à Igreja Catedral de Nossa Senhora da Luz, ao término de cada novena, tornando-se um encontro da sociedade que celebravam com suas famílias, um momento de reconciliação e devoção.
Os festejos começam em janeiro, com a novena que acontece todas as noites e as tardes na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Luz. A abertura conta com a celebração solene presidida pelo bispo diocesano Dom Aldemiro Sena dos Santos. O encerramento religioso se dá no dia 02 de fevereiro e envolve uma procissão pelas ruas da cidade e termina com uma missa campal no largo da Igreja de Nossa Senhora da Luz que também é celebrada pelo Bispo.
A parte profana da festa atrai milhares de paraibanos para os shows realizados no Parque de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima, uma área de 700 metros de com barracas, camarotes, parques para as crianças, instalações de banheiros químicos, disponibilização de internet via wi-fi gratuitamente, vigilância eletrônica por meio de câmeras, aluguel de geradores, som, iluminação e palcos de qualidade.
O tempo mudou, os costumes mudaram, mas a tradição continuou ao longo do tempo e a festa profana da padroeira de Guarabira, Nossa Senhora da Luz, passou a ser promovida pela Prefeitura Municipal, e por sua tamanha importância para a economia local, começou a fazer parte do Calendário de Eventos Turísticos do Estado da Paraíba (Lei Estadual 8.200/2007) e posteriormente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado (Lei Estadual 9.663/2012).
A Festa da Luz é de grande importância para o turismo, não só de Guarabira, mas de toda região, tendo em vista que os milhares de turistas que vem para as festividades, e visitam cidades vizinhas como Pilõezinhos, Cuitegi e Alagoinha, e aproveitam para curtir a gastronomia regional. As pousadas e hotéis da cidade de Guarabira e cidades circunvizinhas ficam lotadas durante os dias de festa.
Fontes:
http://martinhoalves.blogspot.com.br/2009/02/festa-da-luz-encontro-de-geracoes.html