O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/08/2015

Festa da Padroeira de Pirpirituba

Há mais de 150 anos o município realiza o evento festivo, onde caravanas de várias cidades circunvizinhas marcam presença, com muita devoção.
Data de publicação: agosto 3, 2015

Município: Pirpirituba – PB

Distância de João Pessoa: 113,6 Km; via BR-101 e PB-057.

Padroeira: Nossa Senhora do Rosário

Data de realização do evento: 27 de setembro a 7 de outubro.

Temática do evento: Religioso- profana.

Local de realização: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e praça pública da cidade

As festividades da Padroeira de Pirpirituba reúnem milhares de fiéis católicos. Entre as atividades festivas: A alvorada, carreata com a imagem da santa pelas principais ruas da cidade, novenários, ofícios, missas, procissão, parques de diversões, barracas de comidas típicas, bingos e apresentações de bandas conhecidas nacionalmente; sendo que toda a parte profana do evento acontece na Praça pública da cidade.

A devoção a Nossa Senhora do Rosário é muito antiga, com origem no século VIII, na Irlanda, entre os monges do país, que recitavam os 150 Salmos da Bíblia.

Entretanto, como havia um grande número de fiéis que encontravam dificuldades para recitar os salmos, os monges os substituíram pela reza de (150 vezes o Pai Nosso), e que mais tarde foram substituídos por (150 vezes a Ave Maria), prática de devoção que começou a se espalhar pelo mundo, particularmente em homenagem a Nossa Senhora do Rosário.

Não há informações sobre a escolha de Nossa Senhora do Rosário como padroeira de Pirpirituba, e quais os motivos de devoção à santa na comunidade. Todavia, há mais de 150 anos o município realiza o evento festivo, onde caravanas de várias cidades circunvizinhas marcam presença, com muita devoção.

 

Fontes:

http://portalaracagi.blogspot.com.br/2010/09/pirpirituba-150-anos-de-devocao.html/ http://www.cruzterrasanta.com.br/historia/nossa-senhora-rosario/

http://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-do-rosario.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *