O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 01/08/2016

Festa das Neves

A Festa se realiza no pátio da Igreja Nossa Senhora das Neves, e ao longo da Rua General Osório. Acontece todos os anos, do dia 1 até 5 de agosto.
Data de publicação: agosto 1, 2016

Município: João Pessoa – PB

Local: Praça Dom Adauto, Centro.

Ano de criação: Pouco depois do surgimento da basílica (não especificado o ano)

Data do evento: 01 a 5 de agosto

Estilo do evento: Evento profano e religioso

História:

No Brasil, dia 5 de agosto é o dia de Nossa Senhora das Neves. A santa é padroeira do Estado da Paraíba e de sua capital. Neste mesmo dia é aniversário da cidade de João Pessoa. Todos os anos, do dia 1 até 5 de agosto,  a Festa das Neves  reúne um grande público que participa dos eventos religiosos e culturais.

Não existem registros que precisem a data ou o ano em que começaram as festividades, porém sabe-se que desde muito cedo, tão logo a igreja foi construída iniciaram-se os cultos. Todo ano repetiam-se as homenagens, contudo houve um período quando os holandeses estavam aqui instalados (1634 a 1654), que não se realizaram as festividades. Períodos mais tarde, a festa iria retomar o seu vigor e novamente voltaria a se realizar em todos os anos, como havia sido anteriormente. Ao retomar as homenagens à padroeira, a festa ganhou um sentido bem mais amplo, marcando na cidade um período de quebra da rotina, onde toda a cidade se alegrava e comovia-se com a realização de festa.

Com a chegada da iluminação elétrica em 1912, a festa ganha uma caracterização profana, embora não tenha deixado de cumprir com seu papel religioso. Instalam-se barracas voltadas para a comercialização de bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja que por ser, desde este tempo, uma bebida custosa que simbolizava status das classes “nobres”. Outra característica profana da Festa das Neves era a presença de barracas especializadas em jogos de azar, bem como a lenta chegada dos parques de diversão com brinquedos como: roda-gigante, carrossel e balanços destinados aos jovens e crianças.

A Festa das Neves ainda se realiza no pátio da Igreja Nossa Senhora das Neves e ao longo da Rua General Osório. Contudo ela estende-se pelas proximidades do largo da igreja de São Francisco, Praça Dom Adauto e Rua Duque de Caxias (antiga Rua Direita). Essa maior extensão deu-se principalmente acréscimo de barracas, pavilhões e brinquedos de diversões.

O Sagrado é festejado ainda com a procissão e celebração da missa. A procissão parte da Avenida General Osório em frente à igreja, e segue pelas ruas Padre Meira, Treze de Maio, e Acadêmico Aloysio Sobreira chegando novamente à matriz, hoje Basílica Nossa Senhora das Neves, porém este percurso pode ser alterado a cada ano.

Fontes:

http://pe.anpuh.org/resources/pe/anais/encontro5/10-hist-cidade/Artigo%20de%20Isabel%20Moura%20Loureiro.pdf

http://diariopb.com.br/festa-das-neves-comeca-com-show-no-centro-historico-de-joao-pessoa/

http://www.babeldasartes.com.br/blog/2012/08/05/aniversario-de-joao-pessoa-pb-e-a-festa-das-neves/

http://pe.anpuh.org/resources/pe/anais/encontro5/10-hist-cidade/Artigo%20de%20Isabel%20Moura%20Loureiro.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *