Município: Pombal-PB
Distância de João Pessoa: 381 Km
Temática do evento: Religioso
Local de realização: Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Considerado um patrimônio imaterial e histórico, a Festa do Rosário de Pombal atrai milhares de religiosos para a sua celebração, que mistura cristianismo com expressividades religiosas africanas, incluindo as canções e manifestações culturais de grupos da umbanda e do candomblé. O evento ocorre anualmente, entre setembro e outubro, e é considerado um dos mais importantes do calendário religioso da Paraíba, sendo reconhecido por seus agentes como modo de celebrar a própria coletividade, tratando-se do ápice das manifestações culturais locais.
A festa se divide em diferentes espaços, que atraem diferentes pessoas, com objetivos variados: as celebrações religiosas, realizadas em palco montado ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o parque que se estende pela lateral e por trás da igreja, as barraquinhas de comidas espalhadas pelo entorno, a Casa do Rosário e o percurso das procissões que são realizadas todos os anos, tendo como ponto de partida a casa de um devoto que colabora com a manutenção da devoção ao Rosário. Há um rodízio entre os devotos que exercem essa função, que carrega toda uma tradição antiga e cultural, simbolizando a fé do povo negro e sua luta para estabelecer uma comunidade. Os festejos contam com a presença da Irmandade do Rosário, dos Pontões, Congos e Reisado, que representam a ancestralidade e resistência africana do local.
De acordo com Suelen Andrade, no nosso país podemos observar um elo forte entre a devoção a Nossa Senhora do Rosário e a trajetória de negros escravizados, visto principalmente pela construção de igrejas dedicadas a Nossa Senhora do Rosário pelos negros. Como em grande parte do Brasil, a Festa do Rosário de Pombal está atrelada a festa de reis negros. No caso de Pombal, a festa está diretamente vinculada a Irmandade dos Negros do Rosário. Constata – se então que a Festa do Rosário conserva a memória do seu povo em Pombal.
Mariana Falcão
Fontes:
https://paraondeir.blog/festa-do-rosario/
https://clintonmedeiros.com/2022/09/12/festa-do-rosario-2022-em-pombal-pb/
http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dissertacao_Texto_final_Suelen_Andrade.pdf
Pesquisadora Severina Luís de França.