O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 17/06/2016

Festa Emancipação Política de Cajazeiras

O município comemora sua emancipação no dia 22 de agosto. Uma vasta programação. O momento mais esperado é o Desfile Cívico do "Dia da Cidade".
Data de publicação: junho 17, 2016

Município: Cajazeiras- PB

Região do Estado: Sertão Paraibano

Distância de João Pessoa: 476 km

Data de Realização do Evento: 22 de agosto

Local de realização: Avenida Padre Rolim, centro.

Historicamente, o município de Cajazeiras desmembrou-se de Sousa em 23 de novembro de 1863, quando o então distrito passou a condição de vila. Em 10 de julho de 1876, através da Lei Nº 616, Cajazeiras deixou de ser vila e elevou-se à categoria de cidade. A data de emancipação válida é a de 23 de novembro de 1863.

Outro fato importante é o aniversário de nascimento do Padre Inácio de Sousa Rolim, nascido em 22 de agosto de 1800 no Sítio Serrote, e ordenado como sacerdote no Palácio Episcopal de Olinda, em Pernambuco, em setembro de 1825. Quase quatro anos depois, em 1829, o padre Rolim funda a “Escolinha de Serraria”, que tem ligação direta com a fundação de Cajazeiras. Essa pequena escola começou a crescer a partir de 1833, atraindo estudantes do local e de outras regiões.

Sete anos depois (1843), o padre Rolim muda-se para seu sítio de origem, onde ainda residiam seus pais, e funda um colégio de salesianos (hoje Colégio Nossa Senhora de Lourdes), que também atraiu vários estudantes e até mesmo personalidades, entre elas o Padre Cícero (vindo de Juazeiro do Norte, Ceará). Além dele, outras personalidades também estudaram lá e passam a residir nas imediações do colégio, sendo, por isso, o motivo pelo qual Cajazeiras é referida como “A terra que ensinou a Paraíba a ler”. Essas residências deram origem à cidade, com o nome de “Cajazeiras” em referência à antiga fazenda fundada por Luiz Gomes de Albuquerque, e onde estavam plantados vários pés de cajá.

Em 1948, um projeto de Lei de autoria do vereador Germiniano de Sousa como forma de homenagear o Padre Rolim, foi aprovado no Poder Legislativo estabelecendo a unificação da comemoração das duas datas históricas, ou seja, o dia 22 de agosto tanto para comemorar o aniversário do Padre Rolim e ao mesmo tempo a emancipação política de Cajazeiras.

A festa de emancipação conta com uma vasta programação cívica, religiosa e de caráter administrativo. O momento mais esperado é o Desfile Cívico que conta sempre com a presença de diversas autoridades. Desfilam pela Avenida Padre Rolim todas as escolas municipais, estaduais, a Polícia Militar (em geral), Corpo de Bombeiros, SAMU, SCTRans e diversos órgãos municipais.

Em 2014, de acordo com informações oficiais, foi registrado um número recorde de pessoas, que acompanharam de perto, todos os desfiles. O tema escolhido foi “O Centenário da Diocese”, e na oportunidade, foram realizadas várias apresentações ressaltando a importância da Igreja católica, da cidade de Cajazeiras, e também de toda à região.

Na festa de emancipação também se apresentam bandas musicais, e ocorrem diversas atividades durante todo o dia. Em 2015, o município de Cajazeiras comemorou seus 152 anos, pujante e em pleno desenvolvimento. Como todos os anos, um grande público saiu de suas residências, para prestigiar o Desfile Cívico do “Dia da Cidade”.

Fontes:

http://adjamilton.jornaldaparaiba.com.br/noticias/cajazeiras-completa-151-nesta-sexta-feira-o-dia-e-de-a-festa-mais-tambem-de-cobrancascajazeiras-completa-151-nesta-sexta-feira-o-dia-e-de-a-festa-mais-tambem-de-cobrancas/

http://www.altosertao.com.br/colunistas/dr-ferreira-junior/2228-cajazeiras-das-origens-aos-150-anos-de-emancipacao-politica

http://www.radioaltopiranhas.com.br/?p=7951

https://www.facebook.com/cidadecajazeiras

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cajazeiras

http://folhadosertao.com.br/portal/abrir.noticia/Titulo/festa-de-emancipacao-do-municipio-de-cajazeiras–confira/ID/6696

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *