Localização: Campina Grande-PB
Primeira Edição: de 20 a 21 de setembro 2021
Número de Edições: 3
Organização: Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) por meio da Coordenação da Pessoa com Deficiência (CPCD) e da Secretaria de Assistência Social (Semas)
Apoio: Secretaria de Cultura (Secult)
Transmissão: Canal do Youtube da PMCG e TV Maior (canal 11.1)
Programação: Apresentações Artísticas de Dança e Música
Objetivo: fortalecer e enaltecer a arte como uma ponte para a inclusão, de modo a potencializar o desenvolvimento das pessoas com deficiência, nas mais diversas artes.
O 1º Festival de Artes Inclusivas foi aberto na noite de 20 de setembro de 2021, no Teatro Facisa, pelo então prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, em companhia da primeira-dama, Juliana Figueiredo. Cunha Lima disse ser o evento um “divisor de águas” na própria visão da comunidade sobre a participação das pessoas com deficiência no mundo artístico. Segundo Bruno Cunha Lima, as pessoas com deficiência não devem ser mais vistas como meras assistentes da arte em geral: merecem ser reconhecidas como grandes impulsionadoras e produtoras das mais diversas manifestações artísticas, com muito talento e total capacidade de conquistar o reconhecimento do público em geral. Diante disso, o prefeito assegurou que Campina Grande será consagrada, ao longo da atual gestão, não apenas como detentora do Maior São João do Mundo, mas como a cidade da inclusão irrestrita e plena das pessoas com deficiência. A programação da noite de abertura contou com diversas atrações, a exemplo da Filarmônica Epitácio Pessoa, além das atrações que demonstraram que suas deficiências não são limitadoras: os músicos Jessé Oliveira (pianista), Rodolfo Virgílio (violonista e cantor), Teberge Bezerra (cantor) e Pedrinho Sanfoneiro, cantor Willi Leonardo e Érica Marques, Marimélia (Musicista), além da exibição de Laissa Guerreira (bailarina). O evento conta com transmissão pelo Youtube da PMCG e TV Maior, canal 11.1. Trata-se de uma celebração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. A data foi também escolhida por ser próxima ao início da primavera, época em que as flores representam o nascimento e a renovação da luta das pessoas com deficiência. A 2º edição do festival ocorrida no mês de novembro de 2022, ocorreu no palco do Teatro Municipal Severino Cabral, com o tema “Flashback Anos 80”. Na ocasião, ocorreram diversas apresentações, em homenagem aos anos 80, envolvendo pessoas ligadas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Instituto dos Cegos, e mães atípicas do projeto “Colo Pra Mãe”. Laissa Guerreira e outras pessoas com deficiência, também se apresentaram, esbanjando talento e muita garra, em uma noite especial. O segundo Festival de Artes Inclusivas, assim como o primeiro, cumpriu bem o seu papel de contribuir para uma Campina Grande mais igualitária, transformando vidas atípicas por meio da arte. A avaliação do Festival está contida em todas as perspectivas de grandiosidade da particularidade sociocultural que a arte tem. o Festival de Artes Inclusivas, trouxe exatamente essa valorização. A 3º edição também ocorreu no no Teatro Municipal Severino Cabral, em novembro de 2023, contando com um espetáculo de teatro musical, com o tema “O Rei Leão”. A ação reuniu diversas linguagens artísticas, da música, dança, teatralização e pintura, tendo como protagonistas pessoas com deficiência.
Jonas do Nascimento dos Santos