O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 17/08/2022

Festival de Carne de sol de Picuí

A cidade de Picuí tornou-se conhecida nacionalmente como a ‘Capital Mundial da Carne de Sol’. Uma vez por ano, sempre no mês de novembro, é realizado o Festival da Carne do Sol.
Data de publicação: agosto 17, 2022

Município: Picuí-PB

1ª edição: 1997

Mês de realização: Novembro

Instagram: https://www.instagram.com/festivaldacarnedesol/

Facebook: https://www.facebook.com/festadacarnedesol.picuipb/

A Paraíba se destaca na produção e consumo de carne de sol, embora a quantificação da produção não conste em estatísticas oficiais. O consumo está em torno de 1,405 kg /per capita/ ano, apresentando-se, este Estado, como um dos maiores consumidores de carne-de-sol no Brasil (IBGE, 2009, SALVIANO, 2011). O município de Picuí/PB, guarda a tradição do processamento deste produto que tem passado de geração a geração.

A cidade de Picuí fica a 234 km distante de João Pessoa e tornou-se conhecida nacionalmente como a ‘Capital Mundial da Carne de Sol’. Uma vez por ano, sempre no mês de novembro, é realizado o Festival da Carne do Sol. Durante a realização do evento há muito forró, palestras, concursos de belezas e uma série de atrações ligadas à cultura gastronômica picuiense. O festival foi instituído em 1997 e tornou-se o maior evento de cunho gastronômico no interior da Paraíba. Tanto é, que consta no calendário turístico do Estado. Durante o festival duas competições chamam a atenção de turistas e moradores: a Corrida de Garçons e o concurso do Maior Comilão de Carne de Sol do Mundo. Também existe a escolha da Rainha da Carne de Sol, eleita entre jovens nascidas na zona urbana ou rural picuiense. A rainha representa a beleza da mulher do seridó e circula durante todos os dias, pelo palco, camarotes e em meio ao povo.

Conhecido como “a terra da carne de sol”, o município de Picuí no estado da Paraíba possui ampla notoriedade no Nordeste do Brasil. Esta denominação iniciou-se na década de 80, mais precisamente no ano de 1981 a partir do restaurante pertencente ao marchante Paulo Henriques e sua esposa Marilene, “O Recanto do Picuí”. O sucesso do “Recanto do Picuí” ao longo dos anos levou vários picuienses, muitos deles ex-funcionários do Recanto do Picuí, a abrirem seus próprios estabelecimentos similares ao recanto em outras partes do país.

Euclides Costa 

Fontes:

https://www.destinoparaiba.pb.gov.br/ondeir/picui-e-a-capital-mundial-da-carne-de-sol/

http://festivaldascataratas.com/forum-turismo/anais/2018/gastronomia/carne-de-sol-picui-salvaguardar.pdf

https://www.clickpicui.com.br/2013/10/historia-de-nossa-regiao-o-festival-da.html