Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Município: João Pessoa– PB
1ª edição: 14 e 15 de Junho de 2024
Organização: Fuzz
Local: Espaço José Lins do Rego
Horário: das 16:30 às 22 hs
Nos dias 14 e 15 de junho de 2024 o Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, recebeu o I Festival de Cultura Marginal: Parahyba Transversal. O festival foi gratuito e buscou fortalecer a cultura urbana por meio da integração de saberes e culturas. O evento foi realizado pelo Fuzz, um coletivo de produção cultural criado em 2022, que uniu manifestações distintas de artistas marginais da cidade de João Pessoa, com feirinha de arte e artesanato, pocket shows, DJs, batalha de Tag, Slam e Ballroom.
Com dois dias de atrações, repleto de artistas e coletivos locais, para além das discotecagens, a primeira edição do festival contou com a presença dos artistas: Dj Isaac, DJ Kalu, Acarajow e Sistahs Selectas e cantores como Bonyeva, DizAnaju (com parceria de Puma) e Merliah, que realizou shows ao vivo. Apresentou no primeiro dia, atrações voltadas para à cultura do hip-hop, com uma batalha de poesia marginal com o Slam Subversivas (Castelo Branco) e uma batalha de Tag, organizada por artivistas do grafitte local, ambas com uma premiação em dinheiro para o primeiro, segundo e terceiro Lugar.
No segundo dia, aconteceu a ‘Grandiosa Ball’, organizado pela Comunidade Ballroom Parahybana, criada em 2017, ganhando força, durante a pandemia da Covid-19. As referências são competições estéticas (de face, passarela e moda) e de dança (com o vogue).
O evento também trouxe para o público a Feirinha Parahyba Transversal, com muito artesanato, artes autorais, acessórios de garimpos e upcycling, prints, adesivos com artes surrealistas, imãs, marcas páginas, maquiagens, cosméticos, ecobags, fanzines, ilustrações, brechós e acessórios da cultura afro-diaspórica.
Fontes: