Naturalidade: Nova Floresta – PB / Radicada na Bahia
Nascimento: 17 de abril de 1981
Atividades artístico-culturais: Cantora e compositora
Contato: (85) 98828-2479
E-mail: flavinhawenceslau@yahoo.com.br
Site: www.myspace.com/flaviawenceslau
Facebook: https://pt-br.facebook.com/flaviawenceslau
Instagram: https://www.instagram.com/flavia.wenceslau/
Canal Youtube: https://www.youtube.com/user/FlaviaWenceslau/feed
Flávia Wenceslau desde menina ouvia o pai tocar trombone enquanto brincava no quintal da sua casa. Seu pai um músico e apreciador de forma lúdica, dos belos clássicos, em muito a influenciou, é tanto que ela cresceu envolvida pela sonoridade e o bom gosto pela música de qualidade.
Aos 13 anos Flávia iniciou sua carreira musical com Roberto (tecladista) e cantava nos finais de semanas, em festas, vaquejadas, feiras livres e outros eventos. Não demorou muito e começou a compor.
Na adolescência foi crooner de bandas “show-baile”, se apresentou em bares e restaurantes estilo “barzinho e violão”, participou de festivais, e construiu ao longo de quase duas décadas uma sólida experiência de palco, tendo percorrido como artista diversas cidades do país, convivendo com o universo multicultural brasileiro, construindo sua própria identidade.
Flávia Wenceslau gravou seu primeiro CD em 2007, na cidade de João Pessoa, intitulado “Agora”. O álbum reúne 11 músicas, dez autorais e uma de Ernani Morais compositor Cearense. O álbum traz, além do forró, outros ritmos que revelam a versatilidade da artista, que teve fortes influências da música nordestina.
Uma das músicas do CD chegou a ser tema de novela em 2006. Executada nas rádios e na TV, a faixa “Imensidão” deu maior expressividade a cantora no concorrido cenário musical brasileiro, e gerou oportunidades para realização de shows por cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, e bons frutos de um real valor para difusão de sua carreira.
Este deslanche na sua carreira foi o passo inicial da fase profissional, que se consolidou com o lançamento de “Quase Primavera”, o seu segundo disco. Assina a autoria de quase todas as músicas que interpreta, o CD reúne 12 composições, mesclando arranjos de violão, violoncelo, flauta e percussão. Este trabalho traz toda a experiência artística acumulada ao longo de sua carreira.
Neste mesmo ano (2007), ganhou o Troféu Caymmi na categoria Melhor CD Regional, pelo primeiro disco autoral, “Agora”. A música “Te desejo vida” tornou uma canção de diversas visualizações no Youtube e solicitada em todos os shows da cantora.
No Dia Internacional da Mulher (2016), a cantora Flávia Wenceslau foi a atração do projeto Music From Paraíba, ao lado da Orquestra do Programa de Inclusão, através da Música e das Artes (Prima). O evento evidencia os músicos paraibanos no Brasil e exterior.
Flávia Wenceslau é participante de um seleto grupo de compositores interpretados por uma das vozes mais importantes da música brasileira, com uma poesia singular e canções que falam sobretudo de sentimentos como amor e esperança. Com seu timbre forte capaz de transitar entre outras vozes de qualidade, faz referência a Maria Bethânia, que canta sua música “silêncio” de forma lisonjeada “Quando outras pessoas cantam minhas canções isso traz para mim uma confiança em Deus que tudo dará certo” diz.
Pode-se dizer que Flávia transita com grande facilidade entre os vários estilos da música popular brasileira. Em seus discos, os arranjos simples favorecem o brilho de uma voz marcante, que impressiona pelo timbre singular. A técnica vocal refinada, aliada a uma interpretação permeada de sentimento deixa a impressão de que ela é mesmo o que canta.
Livre dos “rótulos”, como ela mesma se define, seu trabalho é o reflexo de uma personalidade marcante, fruto de um grande potencial artístico. Com uma das vozes femininas mais elogiadas da nova safra de artistas brasileiros, Flávia Wenceslau consegue ser suave e ao mesmo tempo firme em suas interpretações.
Inspirada pelo repertório dos músicos Luiz Gonzaga, Geraldo Azevedo e Chico César, Flávia teve a sua canção Silêncio, composta em 2014, interpretada por Maria Bethânia, a performance encerrou o show em festejo aos 50 anos de carreira da baiana no show da turnê Abraçar e Agradecer.
“Silêncio… hoje eu preciso tanto ver o céu. Já não é mais urgente assim falar, meu coração precisa repousar”. Os versos iniciais dão o tom da poesia pungente de Flavia Wenceslau.
A cantora prepara-se para gravação do seu primeiro DVD em julho/2016 na cidade de Salvador (BA), em que haverá participação de Maria Bethânia, Geraldo Azevedo, Mariane de Castro e Marcos Lessa que são marcantes e tem representatividade de forma especial em sua vida.
O que a define como artista, segundo ela, não é só a técnica vocal, mas principalmente a capacidade de expressar através de seu canto o que está em sua alma. Desde que iniciou a carreira solo ela tem colecionado elogios por onde passa. Em shows cada vez mais prestigiados pela crítica, vem conquistando um público fiel.
Flávia Wenceslau radicada na Bahia desde o ano de 2008 enfatiza “Sigo cantando em busca de dias melhores é meu consolo e encontro com a liberdade que há na paz. Sigo em busca de mim, acreditando no amor maior! Me julgando menos, me acolhendo mais”.
Fontes:
http://www.universomistico.org/s/flavia-wenceslau.html