Naturalidade: João Pessoa – PB
Surgimento: 2015
Gênero Musical: Indie rock, rock, folk, brega; nova MPB
Formação atual (2023):
Dam Barbosa, o Barbo (voz/ guitarra/ violão); Rhafael Cainã, o Cainã (voz/ baixo/ violão); Gabriel Reisenden (voz/ guitarra/ violão); Marcus Matheus (bateria); Arielli Lima, a Arizera (beats e sintetizadores).
Telefone: (83) 99606-5003
E-mail: contatoflotilha@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/flotilhaemaltaterra/
Instagram: @flotilhaemaltaterra
Flotilha em Alta-Terra surgiu no ano de 2015 após a parceria de Tino e Barbo, que viram a necessidade do encontro e das misturas musicais, como sugere o nome “Flotilha”, uma pequena frota de barcos que decidiram navegar juntos dividindo suas cargas e compartilhando seus mundos.
Em 16 de abril de 2016 a banda lança o seu primeiro EP intitulado “Live Session”, com seis músicas, sendo cinco de sua autoria. “Éramos barcos separados que navegavam individualmente e que resolveram se juntar para fazer música. Foi assim que nasceu a Flotilha em Alta-Terra”, comentou Fabi Veloso, produtora e vídeo-maker da banda. Alta terra é uma ilha, o lugar onde os barcos vivem. “Que pode ser revertido como o lugar onde cada um da banda vive”, explica.
Em 2019 a banda lança sua primeira single nomeada “Braçamar”, gravada e produzida em conjunto por todos os seus membros. “Braçamar é uma música que em seus 7 minutos de duração, possui 4 movimentos, dando a sensação atmosférica de uma história sendo narrada. O mar quebra ao fundo enquanto a Pequena Frota prepara os primeiros acordes da música. Uma vez iniciada, a melodia envolvente reúne todas as influências sonoras da banda de um modo tão compacto. A banda traz o mar como o seu principal ponto de encontro em suas letras, sendo essa relação presente desde o seu início”, descreve a banda.
Inicialmente o grupo era formado por Dam Barbosa, o Barbo (voz/ guitarra/ violão/ ukulelê); Everton Silva, o Tino (voz/ guitarra/ violão/ gaita/ ukulelê); Arlinda Aquino (voz/ bateria/ percussão); Rhafael Cainã, o Cainã (voz/ baixo/ violão); e Gabriel Reisenden (voz/ guitarra/ violão). Fabi Velôso, e na assessoria de imprensa, Mikaella Pedrosa.
Em 2023, a banda renasce com nova identidade e proposta musical: “A história se passa em um mundo onde a Alta-terra, outrora uma ilha voadora lírica e mística, foi subjugada, dando lugar a uma metrópole futurista, cyberpunk e militarizada. Nessa realidade, uma sociedade oprimida luta contra o regime do Coronel Fausto Calígula, um líder implacável que se utiliza do poder para manter a população sob controle. A Flotilha representa a resistência, um grupo corajoso que se levanta contra essa autoridade opressora” , comenta o grupo.
A mudança também aconteceu na formação da banda, que passou a ter como integrantes Dam Barbosa, o Barbo (voz/ guitarra/ violão); Rhafael Cainã, o Cainã (voz/ baixo/ violão); Gabriel Reisenden (voz/ guitarra/ violão); Marcus Matheus (bateria) e Arielli Lima, a Arizera (beats e sintetizadores).
Fontes:
https://portalcorreio.com.br/catia-de-franca-flotilha/
http://tnb.art.br/rede/flotilhaemaltaterra
https://www.facebook.com/pg/flotilhaemaltaterra/about/?ref=page_internal
*Atualizado em 25 de Agosto de 2023 por Thaynnara Kirlianne