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Data de publicação do verbete: 07/09/2016

Fortaleza de Santa Catarina

Com mais de 400 anos, a construção preserva traços de diferentes épocas, apesar de ter sido refeita por cinco vezes. Era conhecida também por Fortaleza do Cabedelo ou Forte do Matos.
Data de publicação: setembro 7, 2016

Município: Cabedelo – PB

Distancia: João Pessoa: 19 km.

Vias de acesso: BR 230

A construção primitiva data de 1585, e foi construída em taipa de pilão (madeira de taipa) pelo alemão Cristóvão Linz, por iniciativa do Capitão-mor Frutuoso Barbosa, em local por ele escolhido, sendo batizada de Fortaleza de Santa Catarina. Quando o capitão deixou Cabedelo, a fortaleza foi destruída pelos indígenas, sendo reconstruída no início do século XVII. Resistiu aos ataques holandeses até 1634, quando por fim estes tiveram vitória.

Em 1586, o governo de Frutuoso Barbosa reconheceu a necessidade urgente de se construir um forte para a defesa da Cidade de Nossa Senhora das Neves. Escolheu-se a ponta de terra à margem direita do Rio Paraíba, no local denominado Cabedelo, que significa ponta de areia ou pequeno cabo conforme Câmara Cascudo. O Forte foi construído na parte mais extrema do cabo, dominando toda a embocadura do rio que dá acesso à cidade edificada 18 Km rio acima.

Em 1592 é reconstruído (fora destruído pelos potiguaras no ano anterior) e denominado Forte de Santa Catarina. Não há certeza se em homenagem a D. Catarina Duquesa de Bragança, aspirante preterida ao trono português, ou à santa do dia como era costume. O certo é que a capela interna é dedicada a Santa Catarina.

Em 1597 teve seu primeiro teste de resistência. Uma armada francesa (13 navios) com planos para afirmação de novas bases na costa brasileira desembarcou 350 homens e investiu contra o forte que contava com um minguado grupo de 20 soldados, um capitão e apenas 5 canhões. A bravura da guarda local conseguiu imprimir, com rapidez, tantas baixas aos invasores que estes puseram-se ao largo com algumas naus em chamas e partiram sem saber que o forte estava praticamente desguarnecido. Aquela foi a última tentativa francesa no sentido de abocanhar um pedaço do nosso território. Varnhagen em sua “História Geral do Brasil” foi o primeiro historiador a apontar e valorizar essa batalha como um marco na manutenção das terras do Norte do Brasil.

Em 1601 conforme Irineu Pinto, o forte tinha um contingente de 25 homens, incluindo o capitão e dispunha de 14 canhões, sendo 3 de bronze. Os canhões eram longos tubos de ferro ou bronze, mal fundidos e sem qualquer aparelho de pontaria; não raro, a peça explodia em vários pedaços matando o operador, como aconteceria com o filho de Duarte Gomes da Silveira, comandante do Forte de Santo Antônio durante o ataque holandês de 1631.

Em 1631, a primeira grande invasão holandesa ocorreu no dia 03 de dezembro quando a Companhia das Índias Ocidentais (Holanda), partindo do Porto do Recife, iniciou um grande ataque à fortaleza com 26 naus e 26 barcaças transportando 1.600 homens. A armada desembarcou em Cabedelo no dia 05 acreditando na tomada da fortaleza sem muita resistência. Tal não ocorreu em vista de o governador Antônio de Albuquerque Maranhão ter melhorado a defesa da fortificação com muralhas e paliçadas.

Acrescente-se que 16 dias antes do ataque, o governador soube, por desertores holandeses, da quantidade de navios e material bélico a serem utilizados no ataque. Isso ajudou no desenvolvimento da defesa das fortificações e reforço do contingente humano. Assim, no desembarque holandês, a defesa da capitania contava com cerca de 700 homens, entre brasileiros, portugueses e espanhóis, mais inúmeros índios. O cerco à fortaleza durou 6 dias, com lutas de assalto e corpo a corpo, após o que os invasores bateram em retirada. Van Waerdenburch, governador do Recife, em carta ao Conselho dos XIX relata baixas de mais de 200 homens entre mortos e feridos.

Em 1634, no dia 4 de dezembro o reconhecimento da costa entre o Cabo Branco e a enseada de Lucena foi feito por um barco-batedor holandês; o barco foi visto pelas tropas defensoras, mas estas acreditaram ser um barco amigo e nada fizeram contra ele. Na mesma manhã o general Van Schkoppe comandou uma armada com 2354 homens, em 29 naus com 500 canhões, desembarcando 600 homens na enseada do Bessa, os quais varreriam toda a praia na direção norte até Cabedelo; enviou 3 navios para a enseada de Lucena e iniciou um ataque frontal à fortaleza que, juntamente com os fortes de Santo Antônio e São Bento, formava o tripé de defesa da foz do Rio Paraíba e canal de acesso à Cidade de Filipéia.

Dia 9, o cerco holandês continuava forte mas encontrava grande resistência. Aproveitando a obscuridade da madrugada, 2 barcos com 400 homens e 48 canhões atacaram o Forte de São Bento, na Ilha da Restinga, acabando com o ponto de apoio no abastecimento de alimentos e munição à fortaleza pelas forças de defesa da cidade. O Forte de São Bento contava com apenas 2 canhões e 40 homens. Destes, 8 escaparam e “32 espanhóis e portugueses foram passados a fio de espada”, segundo o historiador Petrus Marinus Netscher.

Dia 10, o experimentado e combativo João de Matos Cardoso, há 40 anos comandando a fortaleza, é ferido e posto fora de combate com uma bala de mosquete no queixo. A situação começa a piorar devido a muitas baixas sofridas com os ataques sistemáticos de bombas incendiárias lançadas pelos invasores a partir desse dia.

Dia 14, partem do Forte de Santo Antônio 4 chalupas (pequenos barcos) sob fogo cruzado, levando mantimentos e munição para a fortaleza que continuava sitiada.

A ação, muito arriscada, revelou ato heroico dos irmãos açorianos Antônio e Francisco Peres Calháu que, mesmo muito feridos (Antônio teve o braço direito arrancado por uma bala) continuaram pilotando o barco e conseguiram atravessar o canal, registrando-se 6 mortos, 10 feridos e 1 barco afundado, como é citado pelo historiador Irineu Pinto em “Heroísmos de Cabedelo”, Rev.IHGP, ano XV, vol. V.

Dia 18, a situação na fortaleza piorara ainda mais pelo grande número de feridos sem tratamento, e já há 3 dias com racionamento de alimento e munição. Os invasores tiveram informações inexatas de que uma grande armada espanhola estaria vindo em socorro da cidade e tentaram antecipar a tomada final da fortaleza. Enviaram, então, emissários propondo uma rendição, mas a proposta não foi aceita pelos sitiados, mesmo conscientes de que não aguentariam o próximo assalto. Os holandeses, então, recrudesceram os ataques de artilharia e bombas incendiárias.

Dia 19, um Conselho reunido na fortaleza decidiu que continuar a luta era condenar à morte todo o resto da guarnição. Propuseram um armistício para negociações sobre a rendição.

Dia 20, a Fortaleza de Santa Catarina capitulou sob os termos:

  • A guarnição deixaria o reduto com as bandeiras desfraldadas;
  • A guarnição levaria suas armas, morrões acesos e toda a sua bagagem. Os capitães escolheriam 120 homens para ficar no Brasil.
  • O pessoal restante seria embarcado para as Antilhas em navios, holandeses.

Dia 23, caiu, também, o Forte de Santo Antônio.

Dia 24, os invasores entraram na Cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves.

Em 1637, o Conde Maurício de Nassau, a rebatizou com o nome de Forte Margarida, sofrendo reformas comprovadas pela presença de tijolos holandeses. Com a restauração do domínio português em 1654, a fortaleza recuperou seu antigo nome de Santa Cantarina, pois a capelinha em seu interior era dedicada a essa santa com sua bela imagem barroca.

Em 1645, as tropas do capitão Lopo Curado Garro retomaram a cidade de Filipéia. Os holandeses, entretanto, mantiveram sob controle a Fortaleza de Santa Catarina e ali permaneceram, praticamente sitiados, durante os últimos 9 anos de permanência na Paraíba. A fortaleza lhes serviria apenas de ponto de apoio militar durante as lutas contra a resistência da Capitania de Pernambuco, que continuou sob seus domínios até 1654.

Era conhecida também por Fortaleza do Cabedelo ou Forte do Matos (em homenagem ao seu segundo comandante João de Matos Cardoso). Em 1698 passou por nova remodelação, que lhe deu sua forma atual. As pedras de cantaria vieram de Lisboa como lastro de navio, e o projeto do Sargento-mor Pedro Correia Rebello, com alterações do engenheiro Luis Francisco Pimentel.

Em 1703, D. Pedro II de Portugal mandou fazer reparos, e quando sua irmã Dona Catarina assumiu a regência do trono, mandou fazer obras para melhor aparelhar a fortaleza. Entre 1729 e 1734 foi coberto o corpo da guarda e feita a abóbada do portão.

Em 1817 caiu em mãos dos revolucionários republicanos. Passou por um longo período de abandono, até ficar em ruínas. Foi restaurada pelo IPHAN, entre 1974 e 1978, de acordo com a planta do século XVIII. ” Possui formato irregular, com 2 bastiões e 4 pontas. Tem fosso com entrada pelo mar, dotado de contra muralha até a ponte. A entrada se faz através de portada em arco pleno e colunas de pedra regulares, encimada por brasão” Carrazzoni.

Com mais de 400 anos, a construção preserva traços de diferentes épocas, apesar de ter sido refeita por cinco vezes. A austera capela na entrada da fortaleza é um belo cartão de visitas. O passeio continua na antiga prisão, usada como uma pequena galeria de arte, e pelos alojamentos, com acervo de gravuras da época. Dá para caminhar pelos belos corredores, entre paredes de pedra, até a parte de cima, onde os canhões estão apontados para o mar.

Fontes:

http://paraibanos.com/joaopessoa/historia-fortaleza.htm

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4272931

http://www.funceb.org.br/images/revista/_REV_FUNCEB_6z3l.pdf

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