Naturalidade: Patos-PB
Nascimento: 1997
Atividade artístico-cultural: Artista Visual
Especialidade Artística: retratos clássicos e surreais a óleo e ilustrações em aquarela
Formação Acadêmica: Bacharelado em Serviço Social pelo UNIFIP (2015-2019)
Premiações: Prêmio Amelinha Theorga, pela lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura da Paraíba
Facebook: https://www.facebook.com/frankleyson.brasileiro
Instagram: @obrasileiro1
Frankleyson da Silva Brasileiro natural da cidade de Patos, no sertão paraibano, vem se destacando a cada dia no universo da pintura e nas redes sociais, com o seu talento que recentemente lhe rendeu o Prêmio Amelinha Theorga, pela lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura da Paraíba. Morador do bairro do Jatobá e filho de Francinaldo e Maria José, o jovem é bacharel em Serviço Social, embora goste muito da área, Frankleyson revelou que a cada dia vem se apaixonando mais pelo mundo das Artes. Suas habilidades para desenho e pintura começaram desde a infância, onde sempre quis experimentar várias técnicas, mas as suas limitações financeiras nem sempre lhe favoreciam para avançar nos estudos sobre Artes. Atua profissionalmente desenvolvendo trabalhos artísticos de pintura a óleo sobre tela, ilustrações em aquarela sobre papel, lettering, maquiagens artísticas, oficinas de iniciação à pintura e aulas de pintura em tela em ONGs. Versando entre técnicas de pintura influenciada pelos movimentos Barroco, Renascentista, Impressionista e Surrealista, o jovem pintor contemporâneo atua profissionalmente desde 2018.
Na infância teve um problema de saúde, onde sua irmã o estimulava a pintar, e foi desde esse momento que começou a sua curiosidade para conhecer mais técnicas. As dificuldades financeiras para adquirir materiais específicos foram barreiras, mas como sempre foi criativo, nunca permitiu que isso o impossibilitasse de seguir em frente, se auto considerando um “símbolo” de resistência dentro do atual cenário cultural do país, pois viver de Arte no Brasil não é fácil, afirmou ele certa vez em entrevista ao site Patosonline.com.
Frankleyson tem uma lucidez na compreensão da realidade, na maneira como se relaciona com a arte e nas potencialidades que pode explorar nesse universo e, por isso, a poética de sua produção é intensa e, ao mesmo tempo, sublime. Movido a desafios, nos últimos tempos o artista tem se inquietado para compreender as expressões mais contemporâneas da arte, ampliando seu horizonte de estudo e atuação levando-o a aproximar-se de expressões incomuns para o seu repertório atual. Nas palavras do próprio artista: “a imagem se constrói a partir de traços elegantes, sensuais e encantadores, assim como a noite é. Os olhos marcantes e brilhantes convidam o espectador a descobrir os mistérios que permeiam as “entrelinhas” da pintura. O que não se vê, neste quadro, é mais potente do que aquilo que se observa”. Referência nas artes visuais do sertão paraibano, o artista patoense foi convidado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), para registrar a sua arte na cidade de Pombal, com uma pintura em mural, que concluiu no dia 14 de dezembro de 2022, a sua expressão artística homenageando a cultura popular da região. O CCBNB escolheu o Teatro Murarte do professor e ativista cultural Luizinho Barbosa, para receber a arte de Frankleyson Brasileiro, de cerca de 13 metros, na qual o artista fez uma pesquisa histórica sobre a cultura do Reisado e dos Congos com elementos da história de Pombal. O mural tem as três perspectivas do dia, o início começa com o amanhecer remetendo a história de Pombal com os povos indígenas, no meio, o entardecer com os elementos culturais das danças sobre a cultura popular e, o anoitecer, com a celebração das artes se encontrando em um palco festivo.
O artista em sua identidade artística não se limita em uma linha específica, a cada dia descobre e se permite vivenciar novas experiências, pinta desde uma imagem sacra que tem uma representatividade espiritual para uma pessoa até mesmo um símbolo da cultura geek ou mito folclórico, sempre enfrentando desafios.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://www.portal40graus.com/noticias/cultura/arte-na-rua-a43062.html