O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 20/10/2015

Fuba

Músico, cantor, compositor, poeta, escritor, publicitário e produtor cultural. Fundou o “Bloco das Muriçocas do Miramar” conseguindo ressuscitar a folia de rua.
Data de publicação: outubro 20, 2015

Naturalidade: João Pessoa – PB

Ano de Nascimento: 01 de setembro de 1956

Atividades artístico-culturais: Músico, cantor, compositor, poeta, escritor, publicitário e produtor cultural.

Atividade Exercício-profissional: Político (vereador da cidade de João Pessoa).

Estilo Musical: Carnavalesco

Contato: (83) 3218-6300

E-mail: eduardofuba@hotmail.com

Flávio Eduardo Maroja Ribeiro, mais conhecido popularmente como “Mestre Fuba”, é natural de João Pessoa, foi batizado na cidade de Mari e passou boa parte da infância em Campina Grande. E sua história não poderia ser diferente, neto de avós músicos, a influência veio do próprio seio familiar e com o incentivo do pai, ainda era uma criança quando começou a se interessar por música.

Começou sua trajetória musical nos anos de 1960, em Campina Grande, no conjunto musical “Os Peraltas”, ao lado dos irmãos Pedro Flávio e Paulo Ricardo, do amigo Geovanni Barros e do primo Valério Moura. Fez muito sucesso tocando em bailes, tertúlias, matinais e matinês em cidades da Paraíba e Pernambuco, principalmente.

O cantor recorda “Chegamos a receber convite para seguir carreira no Rio de Janeiro, mas, por conta dos estudos e do preconceito natural da época, meu pai não deixou”. Ele tinha 9 anos de idade e era o baterista do grupo, cuja formação durou seis anos.

Logo que o grupo acabou, ele veio morar em João Pessoa. Em 1974, foi morar no Rio de Janeiro e lá fez vestibular para Engenharia Elétrica. Cursou durante dois anos e depois transferiu para Engenharia Mecânica e, em seguida, para Engenharia Civil.

O artista diz “Depois de passar por toda essa engenharia (rsrs), vi que na verdade a música era o que mais queria fazer. Eu costumo brincar que fiz Engenharia Elétrica e deu choque nas disciplinas, transferi para Mecânica e não engrenou e, por fim, acabei fazendo Engenharia Civil e não serviu para absolutamente nada (rsrs). Depois de resolvido isso, eu comecei a compor, escrever, musicar e entrei num processo criativo sem volta, mas tudo despretensiosamente. Foi sem dúvida uma descoberta pessoal”.

Entre o Rio e São Paulo, foram quase 20 anos, mas sem deixar de visitar a Paraíba pelo menos três vezes no ano. Fuba se considera um compositor acima de qualquer coisa, e afirma que sempre teve a consciência do que queria, apesar de nunca ter tentado uma carreira artística mais de frente. Mesmo assim conseguiu viver da música.

Fuba desabafa “Graças a Deus consegui. Melhor dizendo, sobrevivi”. E acrescenta que trabalhou em vários estúdios no eixo Rio/São Paulo fazendo jingles, vinhetas e spots publicitários. “Mas não me considero cantor e sim um compositor que canta suas próprias músicas”, enfatiza.

Como todo artista, Fuba enfrentou dificuldades inerentes à profissão no começo de carreira, mas elas nunca o fizeram abdicar do seu foco principal, que era exatamente sobreviver daquilo que gosta de fazer.  Ele afirma “No meu caso foi um pouco mais fácil porque consegui abrir um leque para os mais diversificados segmentos relacionados à profissão. Além de compor, cantar e criar, e comecei a trabalhar também na área de produção musical, em gravações de CDs, jingles publicitários, projetos culturais e tudo que era relacionado à área. Foi, sem dúvidas, um facilitador e que ampliou em muito as possibilidades”.

Em João Pessoa, Mestre Fuba fez do Carnaval “A sua principal bandeira política”. Quando fundou o Bloco das Muriçocas do Miramar conseguindo ressuscitar a folia de rua” na Capital da Paraíba. No rastro das Muriçocas, surgiram mais de 200 blocos na cidade que atualmente fazem a alegria da população em diversos bairros.

Todo o movimento desencadeado pelo vereador carnavalesco foi pensado estrategicamente para resgatar a autoestima cultural dos paraibanos da capital. Fuba explicou “O povo de João Pessoa sempre prestigiou mais o carnaval de Recife que fica a apenas 120 quilômetros”. Segundo ele, o Bloco Muriçocas foi criado justamente para sair nas prévias carnavalescas, que batizamos de Quarta-Feira de Fogo. Se tem a Quarta-Feira de Cinzas, a quarta-feira anterior virou a de Fogo que gera as Cinzas. Todo mundo brinca e se fantasia à vontade sem violência, e depois pode ir passar o carnaval em outras capitais do Nordeste ou descansando em alguma praia.

Fuba tem cinco CDs gravados e (várias) das suas canções já foram gravadas por grandes nomes da MPB como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Renata Arruda, Lenine, Jarbas Marins entre muitos outros. Mas Fuba costuma brincar que o seu maior orgulho é ter conseguido criar um feriado em João Pessoa, no dia seguinte do bloco e, a aprazível Praça das Muriçocas, no bairro de Miramar, coração da cidade.

O artista publicou em 1981 o livreto “Apenas um dia….” e a “Estrela Satélitica” além de vários folhetos de cordel. Em 2005 lançou o livro de crônicas “Nas ruas de nossas cabeças”.

Em 2008, lançou o polêmico livro “Parahyba 1930: A Verdade Omitida”. O livro, em suas 494 páginas, revela a verdade negada da história da Paraíba, envolvendo temas como o período do governo do presidente João Pessoa, a Revolta de Princesa e a Revolução de 30, retratando os fatos que fizeram mudar o nome da Capital e a bandeira do Estado da Paraíba, no início da década de 30. Para escrevê-lo, durante um ano e dois meses, o artista fez uma minuciosa pesquisa de documentos, livros e jornais da época, além de se deslocar ao interior do Estado, a Recife e ao Rio de Janeiro para conversar com personagens importantes.

Em 2012, Fuba se candidatou a Vereador de João Pessoa sendo eleito com 2.804 votos pelo PT na coligação Unidos por João Pessoa I. O artista também foi Produtor do Projeto “Seis e Meia” em João Pessoa e Campina Grande por meio da Acorde Produções.

É Ativista das artes, sempre antenado com o dia-a-dia político-cultural da cidade. Fuba também já trabalhou como redator e diretor de criação de várias agências de publicidade, foi diretor de Marketing da PBTUR, e presidente da Associação Folia de Rua.

Fontes:

http://www.ailtonmedeiros.com.br/t/muricocas-do-miramar/

http://www.muricocas.com.br/artista_fuba.html

http://www.eleicoes2012.info/fuba-pt-13800/

http://culturapopular2.blogspot.com.br/2010/03/flavio-eduardo-fuba.html

http://rocha100.blogspot.com.br/2012/12/entrevista-com-flavio-eduardo-maroja.html

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *