Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Naturalidade: João Pessoa – PB
Atividade artístico-cultural: produtor musical, DJ
Contato: 83 9888718480
E-mail: fabiano.formiga@gmail.com
Site: furmigadub.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/furmigadub2
Instagram: @furmigadub
FurmigaDub é o projeto de Fabiano Formiga, multi-instrumentista paraibano formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tocou por 13 anos nas Orquestras Sinfônicas do Estado e que desde 2011 se dedica à produção de faixas autorais. Suas canções vêm conquistando o público das principais festas de música brasileira e eletrônica do Brasil, onde ele é presença constante tanto em DJ sets quanto em apresentações ao vivo. Além de compor suas próprias músicas, FurmigaDub é responsável por resgatar e gravar canções de mestres da cultura popular nunca gravados, ajudando a preservar e difundir esses trabalhos tão únicos da cultura brasileira. O paraibano sabe muito bem como unir o global com o local. Produtor musical, mago dos beats, ele sintetiza sonoridades regionais em batidas dançantes desde 2011 e constroi uma pista de dança recheada de referências culturais do Brasil.
No projeto FurmigaDub e Seu Bando, Fabiano Formiga apresentou ao público alguns dos nomes que foram importantes na sua trajetória. De um lado estão aqueles que, por também morarem em João Pessoa, eram figuras presentes no seu dia a dia, como o músico Alex Madureira, a quem Fabiano se refere como seu guru e mestre de guitarra; e o poeta Marinho, personagem conhecido da cidade por seu ativismo urbano. Do outro, aqueles que foram descobertos através de pesquisas, como o grupo de coco de Caiana dos Crioulos, quilombo de mais de 400 anos de resistência liderado por Dona Edite; e aqueles que foram descobertos por acaso, como a artesã de Campina Grande Anita Garyballdi, cuja composição chegou aos ouvidos de Fabiano numa conversa de festa.
O multi-instrumentista e produtor musical disponibilizou nas plataformas digitais o EP Grave da Mata – Vol 2. O compacto apresenta sete faixas e abre caminhos para a junção dos instrumentos, ritmos e batidas do Nordeste com os beats graves e pesados da música eletrônica.
Como desdobramento de seu primeiro álbum, Grave da Mata (2018), o novo trabalho explora as nuances da música regional, mas com foco maior em faixas instrumentais. A presença da conexão entre o analógico e o digital, o ancestral e o contemporâneo, destaca o modo que tais elementos podem ser complementares, como acontece em “Cura da Floresta” e “Rabeb”.
O álbum conta com participações de parceiros musicais e amigos de longa data de Formiga, como a guitarra e o baixo de Alex Madureira, em “Viva a Natureza”, e os vocais de Monkey Jhayam nas músicas “Deep Coco” e “Tuareg”.
“Foram participações muito naturais, já havia criado com todos esses artistas, seja profissionalmente ou apenas na amizade. Foi maravilhoso receber o apoio e as ideias dessas pessoas em ‘Grave da Mata Vol. 2’,” afirma Fabiano, que também tem no currículo o projeto Mestres da Paraíba (2019) e quatro mini-documentários sobre a cultura popular do estado nordestino.
Fontes:
https://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2023/07/05/furmiga-dub-ep-grave-da-mata-vol-2-ouvir/
https://festarmuito.com/gabi-blue-e-furmiga-dub-fecham-semana-com-lancamentos/