Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Data de Fundação: 04 de abril de 2022
Integrantes: Lama, Yohan, Nat Abacate, Trexy, Vultra
Objetivo: Ampliar a visibilidade de artistas, artesãos e trabalhadoras da cultura. Fuzz foca em parcerias com pessoas marginalizadas, racializadas, dissidentes de gênero, LGBTQIAPN+, mulheres e Pessoas com Deficiências (PCDs)
Instagram: @ladeirafuzz
O Fuzz – coletivo cultural e cultura marginal – é um coletivo independente organizado por pessoas LGBTQIAPN+, pretas e marginalizadas com a proposta de evidenciar e unir a Poesia Marginal (Slam) e a cultura Ballroom, que começou a atuar na Comunidade Santa Clara, no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa, com produções musicais, artistas e artesãos de rua, discotecagens, e demais produtore(a)s artística(o)s dissidentes de gênero, classe e raça da Paraíba. A economia comunitária artesanal marca de sua base, busca impulsionar a economia criativa da cidade de João Pessoa, ampliando a visibilidade de artistas, artesãos e trabalhadoras da cultura.
O coletivo tem produzido um espaço de exposição, troca e fomento dessas culturalidades que por muitas vezes são marginalizadas dentro da cena artística local.
Fuzz se cria com a união de 5 pessoas transgêneras, Yohan Lino, Lama (Alice Andrade), Trexy Caio na Produção Geral, Nat Dionísio e Naya Castro na produção criativa e visual, que dentro do contexto pós-pandemia, viram a necessidade do auto sustento, quanto na possibilidade de produção desse auto sustento, partir da circulação econômica da sua própria rede de afetos culturais. Alguns dos eventos realizados pelo coletivo foram: Ladeira Fuzz, na comunidade da Santa Clara, Castelo Branco, em 16 de abril de 2022; Arca Ladeira Fuzz, na Casa Solar, Bancários, em 12 de junho de 2022; .Dance Hell Ladeira Fuzz, na 220W Lounge, Castelo Branco, em 22 de julho de 2023; ParahyKunt, na Caravela Cultural, Centro, em 24 de fevereiro de 2024; BestaFera, na Casa Only, Manaíra, em 20 de abril de 2024 e Parahyba Transversal realizado no dia 14 e 15 de junho de 2024 por meio de um edital público.
Fontes: