Pesquisa e texto: Surama Marjouri
Endereço: Galeria Augusto dos Anjos, Praça – 1817, 88 – Centro, João Pessoa – PB, 58013-010
A Galeria Augusto dos Anjos fica localizada no Centro da cidade. É um local de passagem, de encontro e onde está a Livraria do Luiz (@livrariadoluiz), outro ponto histórico da Capital. Nesta Galeria pode-se encontrar um busto em mármore em homenagem ao escritor, além de diversas intervenções artísticas que retratam Augusto dos Anjos, seus poemas e lugares por onde ele visitou.
A galeria passou por um trabalho de recuperação e revitalização realizado pelo Coletivo CrewOlinas – grupo de grafiteiros que se dedicaram a dar uma nova vida à obra do poeta Augusto dos Anjos no ambiente urbano da cidade – com apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). O trabalho também contou com a contribuição fundamental da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
A ação na Galeria Augusto dos Anjos faz parte de um projeto da Prefeitura de João Pessoa de garantir vida para o Centro Histórico. A pintura no espaço visa dar visibilidade ao local e chamar as pessoas para visitá-lo. É um espaço de contemplação e uma forma ao ar livre de respirar cultura e inspirar conhecimento, acerca de um artista tão renomado como Augusto dos Anjos. As paredes e escadas da galeria estão preenchidas por poesias e ilustrações.
As intervenções artísticas urbanas fazem menção às memórias cheias de significados, uma maneira de manter sempre vivido quem dedicou-se a contar e narrar histórias que nos fazem refletir sobre a existência perene.
Ações
As intervenções incluem painéis em homenagem ao poeta Augusto dos Anjos e a escritores paraibanos que já escreveram sobre o Poeta do Absoluto. Os responsáveis pelas artes são os grafiteiros Waleska Cabral, que assina Saia; Phil Meneses; Rayssa Silva, que assina Maga; Isadora Félix, que assina Pink; Jailson, o Múmia; Fany Miranda; Cybele Dantas, mais conhecida como Cyber; Felipe, que assina Joint; Amanda Dias, que assina Zona, e Kalyne Lima, que assina Klima e está à frente desse trabalho; Patrícia Oliveira, a Moom Child; Elizabeth Carneiro, a Miss Freedom; Amadeus Silva, o Coisethal; e Clemente, o Dear.
“Esse projeto é orgânico, provocativo, inclusivo. Temos a participação majoritária de mulheres, temos artistas de diferentes gerações, temos graffiti, estética vandal, a galeria e sua pluralidade permitindo um projeto com um conceito tão plural”, descreveu Kalyne Lima.
Ela detalhou ainda, que o trabalho traz a imagem em formato de caricatura de Augusto dos Anjos, na rampa de entrada da galeria, em um painel de 17 metros quadrados. No corredor, foi escolhido um poema de autoria do escritor, que buscou trazer a estética da escrita marginal com a essência melancólica.
“A escadaria retrata, nos degraus, títulos de poemas do livro ‘Eu’, de Augusto dos Anjos, além de um stencil com a imagem do autor. E, na entrada, um cenário com o nome da galeria, além de silhuetas da tamarineira e da representação do casarão onde viveu Augusto dos Anjos”, complementou Kalyne.
Fontes: